Quem mora na terra do Tio Sam já percebeu que ir de um lugar para outro sem um carro é muito difícil. Por isso, a maioria dos brasileiros que chega no país busca informações sobre a carteira de motorista nos EUA.

Obter uma habilitação permite adquirir um carro e acesso a algumas outras vantagens. Neste texto esclarecemos as principais dúvidas de brasileiros sobre o assunto, além de falar como funciona o processo para obter sua habilitação.

Dirigindo como turista

Uma das grandes perguntas que as pessoas fazem é a respeito da possibilidade de dirigir com a CNH brasileira nos EUA. Segundo o acordo estabelecido pela Convenção de Viena, que Brasil e EUA também assinaram, é possível, sim, usar nossa habilitação por lá provisoriamente.

Este prazo varia de 30 a 90 dias dependendo das leis de cada estado. No entanto, algumas precauções são necessárias. A primeira é referente ao idioma do nosso documento. Por estar em Português, caso seja parado por um policial, ele pode querer te encaminhar para a delegacia por não entender nada do que está escrito na habilitação ou achar que ela não é válida. No final tudo acaba sendo esclarecido e você será liberado.

No entanto, você pode ser parado mais uma vez e acontecer tudo novamente. Nos grandes centros urbanos e cidades que já estão acostumados a receber turistas brasileiros, a chance de algo assim acontecer é bem menor. Afinal, os policiais destes estados já estão acostumados a ver nossa CNH.

Porém, existe uma forma de evitar este transtorno e ficar tranquilo. É só levar a PID (Permissão Internacional para Dirigir) emitida pelo Detran dos nossos estados. Ela é um documento com sua habilitação traduzida para 5 idiomas, inclusive o inglês.

Emiti-la é muito simples, na maioria dos estados você pode solicitar pela internet no site do Detran e receber o documento em casa.

Com ela você poderá dirigir por um prazo de 90 dias, além de não ter mais o problema de precisar ir para a delegacia porque alguém não entendeu o que está escrito na sua habilitação. Mas lembre-se: a PID só é válida acompanhada da CNH original.

Necessidade de entrar legalmente nos EUA

Este é um ponto crucial para quem quer uma carteira de motorista nos EUA. Você precisa entrar de maneira legal no país. Alguns motivos para isso:

  1. Na maioria dos estados americanos, você só poderá solicitar a habilitação após 30 dias de residência.

  2. Por ser estrangeiro, irão solicitar seu passaporte e o formulário I-94 com a data de entrada que é carimbado no momento da sua entrada nos EUA.

  3. A validade da sua habilitação americana estará vinculada a validade do seu visto de permanência no país.

Apesar da legislação para cada estado ser diferente em termos do que é necessário para ter direito a habilitação, esses três itens são praticamente padrão para todos eles. Quando não todos, pelo menos dois deles ou alguma outra solicitação que torna a vida de quem não tenha documentação mais complicada.

Alguns estados solicitam o SSN (Social Security Number), caso você ainda não esteja trabalhando é só solicitar uma declaração de que você não o possui ainda e seguir em frente com o processo.

Além disso, você precisará comprovar residência no país (mesmo que temporária) para ter direito a habilitação. 

Obtendo uma carteira de motorista nos EUA

Salvo pequenas diferenças de estado para estado, o processo para obter uma carteira de motorista nos EUA é praticamente o mesmo em todos eles. Bem diferente do processo no Brasil, conseguir uma habilitação nos EUA é bem simples e muito mais rápido.

A primeira coisa que você deve fazer é pesquisar quais as particularidades do seu estado de residência em termos de documentação. Para isso, pesquise no Google “nome do estado” + drivers license. Por exemplo, se você está em Chicago, estado de Illinois, pesquise “illinois drivers license”. Dessa forma você encontrará um link do governo estadual explicando o processo.

Com a documentação necessária em mãos, o processo para obtenção da habilitação consiste em basicamente em 3 etapas:

  1. Prova de legislação.

  2. Teste de visão.

  3. Prova de direção.

Abaixo, vamos descrever com mais detalhes cada um dos três.

#1 Prova de legislação

Nos EUA você não precisa fazer aulas de legislação para estar apto a fazer a prova. Na maioria dos casos, basta estudar a legislação vigente do seu estado e agendar o teste.

É possível encontrar o material para estudo gratuitamente na internet pesquisando no Google “nome do estado” + driver handbook. Por exemplo, se estiver na Florida, pesquise “florida driver handbook”.

Após estudar é só pagar a taxa da prova, agendar seu exame e partir para a próxima etapa. Os valores variam de estado para estado, por isso pesquise quanto custa no seu.

Caso você não seja aprovado, alguns locais permitem que você refaça a prova no mesmo dia ou no dia seguinte.

#2 Teste de visão

Aprovado na prova de legislação, você fará um teste de visão. Ele é bem simples, serve para comprovar que você enxerga suficientemente bem para dirigir e se precisa ou não usar óculos para isso.

Em alguns estados, ao ser aprovado nesta etapa você recebe na hora uma habilitação provisória que te permite dirigir acompanhado de um adulto maior de 21 anos habilitado. Normalmente é assim que os adolescentes fazem, obtém essa permissão e os próprios pais os ensinam a dirigir.

Mas, eu sei que você não quer uma carteira de motorista nos EUA provisória e só poder dirigir acompanhado. Então vamos para a terceira etapa, a prova de direção.

#3 Prova de direção

Terceira e última etapa do processo, na maior parte dos estados, pode ser feita se você tiver mais de 18 anos. Para realizar a prova, você paga uma taxa e agenda a prova.

Diferente do Brasil, você não precisa de uma autoescola para isso. Você deve levar um carro seu, de um amigo ou de uma empresa especializada, que esteja segurado e você realizará o teste nele.

Fique atento, pois, devido ao seguro, não é possível realizar a prova em carros de locadoras de veículo.

O teste é simples, o examinador irá avaliar se você sabe acelerar, frear, parar nas placas de STOP e estacionar. Apesar de ser fácil, é comum alguns brasileiros serem reprovados nos testes por situações como as mostradas abaixo.

Cuidados para não ser reprovado

Os americanos são, geralmente, muito preocupados com a segurança. Então, o examinador irá te avaliar bastante neste quesito. Por isso, olhe bastante nos retrovisores, faça o examinador ver que você está atento tanto ao interno quanto aos externos.

Além disso, sempre que for arrancar o carro, quando estiver saindo ou mudar de faixa é importante olhar rapidamente por cima do ombro, além do retrovisor.

Por último, outro ponto que costuma ser caso de reprovação para brasileiros é a forma de estacionar o carro em subidas e descidas. Aqui, é muito importante olhar se o local que o instrutor pediu para você estacionar tem ou não meio fio — veja como estacionar em cada situação.

Tomando estes cuidados, você provavelmente conseguirá ser aprovado sem dor de cabeça e já sair do local com a habilitação impressa.

Essa autorização tem validade de 30 dias e você deve usá-la enquanto a de plástico não chegar na sua residência.

Adeus passaporte e outros documentos

Agora que você já está com sua habilitação em mãos, terá acesso a algumas facilidades que este documento vai te permitir. Ela pode ser utilizada como documento de identificação.

Como você precisou comprovar residência, apresentar seu passaporte e outros documentos para obter sua habilitação, não é mais necessário que você fique andando com seu passaporte e outros papéis.

Isso, além da praticidade de andar com um documento só e em inglês, é sinônimo de mais segurança. Ao deixar o passaporte e outros documentos em casa, você não corre o risco de perdê-los e ter dores de cabeça enormes em um país que acabou de chegar e ainda está se adaptando.

A melhor parte, no entanto, é adquirir seu próprio carro. Nos EUA, as placas dos carros (tags) são registradas para o proprietário e não para o carro. Para isso não é obrigatório ter uma habilitação norte-americana, mas isso pode facilitar na hora de registrar a sua tag. Quer saber como adquirir um seminovo nos EUA? Aproveite para ler o nosso guia completo!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s