Dirigir nos Estados Unidos pode ser uma experiência bastante diferente, mas de maneira alguma uma experiência ruim. As ruas são mais largas e o trânsito é mais organizado — este último item se deve ao fato dos americanos respeitarem muito todas as leis.

Se você está pensando em comprar ou alugar um carro, saiba como funcionam as leis de trânsito nos EUA para não cometer nenhuma infração e viver tranquilamente.

Velocidade

Os limites de velocidade nos Estados Unidos variam tanto de estado para estado quanto de via para via. O importante é saber que você nunca pode atrapalhar o fluxo do trânsito mesmo que ele esteja acima da velocidade permitida.

Por exemplo, se em uma via cuja velocidade máxima permitida é de 60mph (milhas por hora) o trânsito está fluindo a 75mph, você não será multado pelo excesso de velocidade. Lógico que você não pode estar acima do trânsito do fluxo, né?

Falando em excesso de velocidade, os americanos possuem uma tolerância de 10% do valor da velocidade permitida.

Mas vale lembrar que atrapalhar o fluxo por estar lento demais também é uma infração. Se você assistiu a série Friends, vai se lembrar do personagem Ross sendo barrado no Porsche por baixa velocidade.

Para monitorar a velocidade existem radares e câmeras como no Brasil, além de policiais escondidos com as pistolas, exatamente como vemos nos filmes.

Paradas pela polícia

Diferentemente de como ocorre no Brasil, nos Estados Unidos os policiais só podem te parar se tiverem um motivo que deve ser explicitado assim que a parada ocorre. Esse motivo pode ser andar em alta velocidade, fazer uma ultrapassagem proibida, estar com uma lanterna quebrada, etc. Se você for parado sem motivo, é possível alegar preconceito na corte e se livrar das penalidades.

Outra coisa interessante de se citar é que a abordagem dos policiais nas terras americanas é diferente. Quando for solicitado a parar, não vá se adiantando e pegando seus documentos. Espere a ordem do policial para evitar confusões, principalmente em estados onde o porte de armas é liberado.

Se você estiver dirigindo e vir um carro parado pela polícia, passe imediatamente para outra pista e continue seu caminho. Afinal, não tem como saber o motivo de aquele carro ter sido solicitado a parar. E nem cogite descer do carro!

Ônibus escolar

Quando o ônibus escolar estaciona para as crianças descerem ou embarcarem, é terminantemente proibido ultrapassar — inclusive, uma placa de “STOP” aparece na sua lateral. O trânsito só poderá fluir normalmente após todas as crianças terem desembarcado e estarem em segurança.

Placas de trânsito

Seja no ônibus ou não, a placa de parada obrigatória (STOP) deve ser respeitada sempre. Aliás, todas as placas devem ser respeitadas, inclusive aquelas que não temos aqui no Brasil, como a YIELD, por exemplo.

Essa placa significa que a rodovia que você está dirigindo merge com outra via. Logo, você deve diminuir a velocidade e dar preferência para quem está na faixa contínua.

Estacionamento

Em algumas cidades, o meio fio é pintado de cor diferente. São 5 cores e cada uma representa uma regra:

  • Vermelho: é proibido parar, em toda e qualquer circunstância.

  • Branco: parada apenas para embarque e desembarque.

  • Azul: estacionamento permitido para portadores de necessidades especiais com veículo identificado.

  • Verde: permitido para de veículos grandes para carga e descarga e veículos normais em períodos curtos de tempo. Esse período é geralmente anunciado em uma placa, mas costuma ser de 15 minutos.

  • Cinza: estacionamento permitido por períodos mais longos de tempo, que podem ser especificados em placas.

Essas regras devem ser respeitadas. Portanto, nada de tentar dar um “jeitinho” porque você será multado por bobeira.

Direita livre

Em algumas vias americanas, a direita é livre mesmo quando o semáforo está fechado. Se o sinal está vermelho, para virar a direita você deve dar uma paradinha e, em seguida, realizar a conversão, sem atrapalhar o fluxo.

Com o semáforo verde essa paradinha é dispensada e você pode até ser multado se realizá-la e atrapalhar a fluidez.

Essa regra só não é válida para quando existir uma placa que indique o contrário.

Álcool e direção

Assim como no Brasil, nos Estados Unidos também existem leis que proíbem a direção após a ingestão de álcool. Por sinal, essas leis são bem mais rigorosas, pois nenhum passageiro pode estar ingerindo bebidas alcoólicas também. Ou seja, se tiver que transportar bebida alcoólica de um lugar para o outro, coloque tudo no porta-malas para evitar problemas.

Preferência para os pedestres

No Brasil, o cenário mais comum na maioria das cidades é ver pedestres atravessando correndo, motoristas acelerando para cima deles sem dar a preferência, etc. De acordo com as leis de trânsito dos Estados Unidos, isso não pode acontecer!

Pedestre sempre tem a preferência, independentemente dele estar na faixa ou não. O pedestre pisou na rua? Já desacelere. É infração grave não respeitar essa regra e as complicações podem ser ainda maiores caso você atropele alguém.

Invasão da propriedade alheia

Essa dica pode parecer óbvia, mas se imagine na seguinte situação: você entrou em uma rua errada, sem saída. Então vai realizar a conversão. No Brasil, o caminho mais fácil seria usar uma guia rebaixada de alguma casa.

Mas não faça isso nos Estados Unidos pois é uma infração. O contorno deve ser feito utilizando apenas o espaço da rua. Nada de invadir a propriedade alheia, ok?

PID

A Permissão Internacional para Dirigir não é item obrigatório mas pode ser bastante útil se você for parado ou preso por uma infração no trânsito.

É muito importante respeitar todas as leis de trânsito nos EUA pois os americanos são muito mais rígidos com as penalidades. Além do que, tomando multas você nunca conseguirá fazer um pé de meia.

E claro, por ser imigrante a implicância pode ser muito maior. Então é importante não dar motivos para tal. Agora que você já conhece a maioria das leis, não tem por que não respeitá-las!

Se você ficou curioso sobre o PID ou ainda não tem CNH, conheça tudo sobre a carteira de motorista nos Estados Unidos!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s