Morar nos EUA é o sonho de muitos brasileiros. Os bons salários somados à qualidade de vida atraem muitos que viajam na esperança de montar um “pé de meia” e adquirir bens com os quais, no Brasil, não poderiam nem sonhar, devido às altas taxas de juros e impostos.

Nos EUA, porém, a realidade é outra. Aqui, não é preciso ser milionário para ter um bom carro ou uma boa casa, nem suar a camisa para pagar taxas de juros absurdamente altas de um financiamento que dura a vida toda. Para realizar seus sonhos na terra do tio Sam, você só precisa de uma coisa: um bom Credit Score.

O sistema de crédito americano é bem diferente do brasileiro, e neste post, vamos ensinar tudo o que você precisa saber sobre como ele funciona e como conseguir cartão de crédito nos Estados Unidos. Vamos lá?

Como funciona o sistema de crédito americano?

No Brasil, para conseguir qualquer linha de crédito, é preciso não ter o nome “sujo”, ou seja, não ter nenhuma dívida em aberto, possuir um emprego estável ou dinheiro no banco.

Quanto menos dívidas uma pessoa tem, maior o crédito dela na praça e, portanto, mais fácil fica de conseguir financiar uma casa, carro ou conseguir um empréstimo.

Porém, os EUA vão pelo caminho contrário. Eles usam o número de dívidas que uma pessoa adquiriu para analisar se ela é ou não uma boa pagadora.

Ou seja, se você tem seu nome “limpo”, mas não tem nenhum histórico de dívidas contraídas (e pagas, claro), você é uma incógnita para o sistema de crédito americano e, portanto, não terá crédito aprovado.

Para mudar isso, você precisa construir o chamado Credit Score. Existem três empresas que funcionam no mesmo estilo do Serasa Experian por aqui: são a TransUnion, Equifax e Experian.

Elas fornecem aos bancos e às instituições financeiras a pontuação de uma pessoa, quando esta se aplica para alguma linha de crédito, por exemplo, comprar um carro.

De acordo com o sistema, qualquer pessoa começa com o Credit Score baixo, não importa se você é americano ou imigrante, ou se tem 10 ou 10 mil dólares na conta.

À medida que você vai adquirindo dívidas e pagando-as em dia, o sistema reconhece que você é um bom pagador e lhe confere pontuações que vão subindo se você mantiver a postura.

Mesmo que você tenha um histórico de pagar tudo em dia, mas faz seus pagamentos no débito ou no dinheiro, pois não quer se endividar, você não vai conseguir uma boa pontuação no seu Credit Score.

Como brasileiro, isso tudo pode parecer muito estranho, visto que no Brasil se endividar é uma “furada”. As taxas de juros de cartões de crédito brasileiros podem chegar a mais de 500% ao ano, enquanto nos EUA elas são bem mais baixas, estimulando muito mais o consumo.

Quais são as classificações do Credit Score?

Para começar a construir o seu Credit Score, é preciso ter o seu Social Security Number, que é o equivalente ao CPF brasileiro. Após tirar seu número, seu Credit Score começa a contar automaticamente a partir do seu histórico de pagamentos e contração de dívidas.

O Credit Score de uma pessoa é marcado por uma pontuação dividida em quatro níveis classificatórios, obedecendo à seguinte regra:

  • Crédito Ruim (Bad Credit): 300-629 pontos

  • Crédito Mediano (Average Credit): 630-689 pontos

  • Crédito Bom (Good Credit): 690-719 pontos

  • Crédito Excelente (Excellent Credit): +720 pontos

Ou seja, quanto maior a pontuação, maior o seu crédito. O estabelecimento de um bom crédito nos EUA parte da construção de um bom histórico de pontuações, que lhe garantem, em certa medida, uma confiança do sistema financeiro na sua capacidade de acumular dívidas e, por conseguinte, de quitá-las em dia.

Como conseguir cartão de crédito nos Estados Unidos?

Mas, se para conseguir um bom Credit Score, eu preciso de um cartão de crédito, e para conseguir um cartão de crédito, eu preciso de um bom Credit Score, o que fazer?

Esse pode parecer um beco sem saída, mas a verdade é que existem alternativas para que você consiga construir seu histórico, conseguir um cartão de crédito americano e comprar aquele tão sonhado bem. Veja abaixo algumas dicas que separamos para você:

  • Pague suas contas em dia. Sempre! Contas de água, luz, telefone, TV à cabo e internet são importantes. Quando seu histórico é checado e há registro de atraso de contas, isso gera insegurança para o banco, e seu crédito continua baixo.

  • Peça um cartão de crédito pré-pago e utilize-o. Existem instituições financeiras nos EUA que concedem esse tipo de cartão, como a Capital One e a Wells Fargo. Elas funcionam da seguinte maneira: você deixa um depósito no banco que cobrirá as dívidas do cartão por 6 meses. Após esse prazo, e se você tiver tido um bom comportamento, esse dinheiro é estornado e você passa a ter um cartão de crédito comum.

  • Pesquise sobre as taxas de juros e duvide de ofertas milagrosas! Quanto maior os juros, mais fácil será conseguir um cartão de crédito, porém, é preciso cuidado para não se embolar em dívidas e acabar atrapalhando sua pontuação.

  • O limite dos cartões pré-pagos geralmente é baixo, mas uma das coisas que influencia no seu Credit Score é nunca gastar mais do que 50% dele. Ou seja, se o seu limite é de US$400 por mês, não utilize mais de US$199.

  • Isso já deve estar claro, mas sempre vale lembrar: pague as faturas em dia! Qualquer atraso será computado como pontuação negativa no seu histórico.

  • Não peça um cartão de crédito comum antes de ter um bom Credit Score. Cada vez que você faz o pedido, o banco verifica o seu Credit Score e, caso este seja negado, você terá no seu histórico o chamado Hard Inquiry. Quanto mais Hard Inquiries você tiver, ou seja, quanto mais pedidos negados, pior será sua pontuação. Isso porque as instituições financeiras partem do princípio de que, se você está pedindo crédito demais, é porque está sem dinheiro, e se está sem dinheiro, será um mau pagador.

Agora que você já sabe como conseguir cartão de crédito nos Estados Unidos, você pode utilizar o Credit Karma para consultar sua pontuação antes de fazer o pedido. O site mostra seu Credit Score gratuitamente, por meio das informações que você fornece.

Outro ponto importante para melhorar o Credit Score é ter uma conta em um banco americano. Se você tem dúvidas sobre como abrir a sua, veja a nossa checklist e saiba tudo que você precisa ter para ser aprovado!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s