Um test drive para comprar carro no exterior pode livrar você de uma série de problemas no trânsito e de riscos para sua segurança. Além disso, esse cuidado antes de comprá-lo é importantíssimo para não perder dinheiro, gastando mais do que o veículo realmente vale.

Afinal, adquirir seu carro fora do Brasil já não é uma tarefa fácil por si só. Aqui nos Estados Unidos, um brasileiro precisa cumprir algumas exigências, como a apresentação de um comprovante de residência e de uma carteira de habilitação, por exemplo, e lidar com a falta de crédito para parcelamentos. Além disso, sempre há o medo de ser passado para trás por conta de tantas diferenças entre o Brasil e os Estados Unidos.

Então, o ideal é fazer um test drive e avaliar o negócio com bastante calma. Para ajudá-lo, separamos abaixo algumas dicas sobre o que observar em um test drive, para que você possa fazer a melhor compra para suas necessidades e se livrar das dores de cabeça que um carro com problemas pode trazer! Confira!

1. Confiança na hora do test drive para comprar carro no exterior

Nos Estados Unidos, os vendedores de carros possuem a fama de fazer de tudo para realizar uma venda, inclusive de produtos que você não precisa ou em más condições. Isso pode até ser verdade em algumas lojas por aí, mas definitivamente não é a regra. O importante é conseguir um lugar de confiança para realizar o seu test drive e estar atento a todas as questões ligadas ao veículo em si.

Afinal, apenas você saberá exatamente em qual carro se sentirá melhor. Portanto, é essencial sempre fazer um test drive antes de adquirir qualquer automóvel, observando todos os itens do funcionamento do veículo e o conforto ao dirigir.

2. Lataria

Antes de entrar no veículo, especialmente nos seminovos, confira a lataria, se não há ondulações nela ou diferenças na pintura. Isso indica batidas anteriores. Veja também se as portas e o capô abrem e fecham sem atrito e sem estalos e se os encaixes estão corretos quando fechados.

3. Conforto

Uma das primeiras coisas que você poderá notar em um test drive é o conforto do veículo. O tamanho interno do carro, os formatos dos assentos, o posicionamento do cinto de segurança e o alcance a controles do automóvel e itens como aparelho de som, ar-condicionado, etc. influenciam o conforto ao dirigir.

Preste atenção nesses detalhes, pois é algo bastante pessoal. E não se esqueça de ajustar o banco antes de qualquer coisa, verificando se o procedimento é fácil.

4. Partida

Confira se a partida, ao girar a chave (ou apertar o botão de “Start”, nos carros com essa tecnologia), é suave e sem solavancos. Veja se não há grandes variações no motor ou dificuldade para que ele pegue. Isso pode ser indicativo de uma variedade de problemas, desde questões elétricas, injeção de combustível, lubrificação, etc.

5. Posição de direção

Ao sair para fazer o test drive, atente-se para a posição de direção que você vai assumir. Além do posicionamento no banco, os pedais do acelerador e do freio devem ser de fácil acesso ao pé, assim como a pegada no volante deve estar confortável.

Confira, especialmente ao fazer curvas, se você continua em uma posição agradável e consegue realizar a manobra sem muito esforço dos braços e do corpo.

6. Visibilidade

Outro fator para ficar atento é a visibilidade ao dirigir, importantíssima para sua segurança. Confira se você consegue visualizar a pista à sua frente, as sinalizações de trânsito e se o veículo oferece uma boa visão panorâmica do seu entorno.

Para tanto, os retrovisores, tanto o interno como os externos, devem ser facilmente visualizados. Além disso, confira também se as colunas do veículo não atrapalham sua visão.

7. Acelerador

Ao acionar o acelerador, o motor deve responder imediatamente e sem falhas. Pise um pouco mais forte por alguns segundos para ver como o carro se comporta. Solte o acelerador rapidamente e veja se o motor acompanha, diminuindo o giro.

8. Freio

O freio é outro item a ser verificado acionando seu pedal. Ao pisar no freio, repare se não há trepidação, se o veículo responde bem à pressão no pedal e se o volante não puxa para um dos lados antes de parar.

Se achar que é preciso um esforço muito grande para frear, ou se o pedal apresenta folga, pode ser que haja um vazamento do fluido do freio.

Ainda, pastilhas muito gastas apresentam ruído de fricção de metal, uma espécie de assovio característico. Portanto, atente-se, também, ao barulho que o carro faz ao acionar o freio.

9. Embreagem

A maioria dos carros aqui nos Estados Unidos possui câmbio automático. Mas, se porventura sua escolha for por um veículo com troca manual, então é importante verificar se o pedal da embreagem não está muito duro e se as marchas estão todas entrando direito, sem ruídos.

10. Direção

Teste a direção fazendo curvas para os dois lados, verificando se o carro responde bem, sem a necessidade de muito esforço. Veja, também, se não há folgas na direção e se, na reta, ela não pende demais para um dos lados, o que pode significar desalinhamento das rodas ou algum outro problema nos pneus ou na suspensão.

11. Barulhos estranhos

Em todo o trajeto do test drive, preste atenção aos sons que o carro emite. Especialmente os do motor, no momento das trocas de marchas, ao acionar os pedais, ao som das rodas girando, etc.

Atente-se, também, em quebra-molas ou ondulações na via, para barulhos estranhos na suspensão, como sons de batidas ou metálicos.

12. Escapamento

Durante o test drive, confira se a fumaça que sai do escapamento está muito visível. Não é um bom sinal a menos que o dia esteja muito frio. Depois, veja se a peça possui ferrugem aparente, manchas escuras de óleo ou se está pingando água, que podem significar problemas no motor.

13. Itens opcionais

Por último, não se esqueça de verificar o funcionamento dos itens opcionais que foram oferecidos juntos ao carro. Aparelhos de som, DVD, ar-condicionado, vidros e travas elétricos, etc. Não deixe de conferir um por um para não ter problemas depois da compra.

Como vimos, comprar um veículo nos Estados Unidos pode ser algo assustador por conta das diferenças com o Brasil. Mas, seguindo nossas dicas do que verificar ao fazer um test drive para comprar carro no exterior, sua escolha será a melhor para suas necessidades e você não correrá o risco de adquirir um veículo com defeitos.

Gostou de nossas dicas? Estamos aqui exclusivamente para ajudar você a conseguir o seu carro ideal nos Estados Unidos! Agende um test drive e teremos prazer em atendê-lo!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s