Cansados de notícias tristes, corrupção, instabilidade econômica e política, muitos brasileiros alimentam o sonho de morar nos Estados Unidos. Arranjar emprego nos EUA, mesmo com o país se recuperando de crise recente, pode demorar um pouco, mas as possibilidades são maiores que as do Brasil.

Neste post, apresentamos algumas dicas para arranjar emprego nos EUA e viver bem por lá. Continue a leitura e saiba mais!

Opções de trabalho

Existem alternativas para arranjar emprego nos EUA com bons rendimentos e sem exigência de qualificação específica. Veja algumas opções:

Limpeza de casas e escritórios

Esse tipo de trabalho oferece renda digna e o estilo de limpeza americano é bem diferente. A utilização de aspiradores de pó e produtos específicos para cada tipo de superfície torna esse trabalho rápido e permite atender mais de um local por dia.

O trabalho pode ser conseguido mais facilmente em equipes de limpeza já montadas e que precisem de mão de obra, mas existe a possibilidade de você conseguir casas e escritórios para seu trabalho exclusivo.

Nesse caso, além de se comunicar em inglês ou espanhol, o cliente pode solicitar carta de referência de outros lugares onde você trabalha ou tenha trabalhado.

Limpeza e polimento de veículos

Outra possibilidade é trabalhar com limpeza e polimento de veículos, o que pode ocorrer nas casas dos clientes ou mesmo em prédios comerciais que permitam essa oferta de serviço.

Porém, a responsabilidade é grande e você precisa dominar a técnica de polimento, além de adquirir equipamentos como aspirador de pó e água, máquina polidora e produtos específicos para limpeza.

Construção civil, reformas e pintura

Mais uma atividade comum a brasileiros, o trabalho na construção é pesado e exige disposição. Os equipamentos facilitam a execução de obras e reformas, mas em contrapartida, o rendimento do serviço deve corresponder.

Paralelamente à atividade de construção e reformas, serviços de pintura são bem remunerados e a demanda é alta. Se você tiver habilidade em marcenaria e carpintaria, esses serviços se complementam e um trabalho pode levar a outros.

Restaurantes e outros estabelecimentos comerciais

Outra opção é o trabalho em restaurantes brasileiros, como garçom, cozinheiro, lavador de louça, ou em outros negócios, como lojas de consertos de sapatos, lavanderias, lanchonetes ou mercearias. A facilidade de comunicação ajuda a conseguir o trabalho, por isso, não deixe de aprender o inglês.

Trabalhos específicos

Os Estados Unidos possuem uma diversidade de condições climáticas. Enquanto no nordeste (Massachusetts, New York e New Jersey, por exemplo) o inverno pode ter temperaturas abaixo de zero e verão com termômetros acima de 40 graus, no sudeste (Flórida, Carolina do Sul e Georgia) o clima é muito parecido com o do Brasil, à exceção da temporada dos furacões, claro.

Nos estados com clima ameno existem opções de trabalho que podem ser acessíveis e rentáveis. Dentre elas estão a jardinagem, a limpeza e o tratamento de piscinas e a limpeza externa de casas e prédios (fachadas e janelas).

Entretanto, essas atividades envolvem equipamentos e conhecimentos específicos, e o ideal é se candidatar ao emprego em empresas que executem esses serviços.

Em regiões com clima frio, pode-se oferecer a limpeza de calçadas, entradas e garagens de casas com a retirada de neve. O rigor com a segurança determina a retirada imediata da neve e a limpeza da calçada, pois se houver algum acidente provocado pela neve, o proprietário será responsabilizado.

Uma curiosidade: em regiões com inverno rigoroso, os executivos se vestem socialmente. Isso abre portas para um serviço interessante e bem remunerado: engraxate. Para derreter a neve, é comum jogar sal nas calçadas e ruas, e andar pisando em sal pode estragar os sapatos.

Homens e mulheres têm essa preocupação. Engraxar os sapatos, além de melhorar o visual, preserva os materiais e aumenta a durabilidade. Também é comum o engraxate realizar pequenos consertos.

Cuidados na neve

Porém, alguns cuidados devem ser adotados ao viver em regiões com incidência de neve. Para atividades que exijam deslocamentos constantes, por exemplo, limpando casas ou engraxando sapatos em escritórios, todo cuidado é pouco com as estradas. Mesmo a prefeitura local providenciando a limpeza das ruas, podem restar poças de água congelada, causando derrapagens incontroláveis.

Se você conseguir emprego em uma loja de departamentos, seus dias serão mais confortáveis, em ambiente climatizado, mas seu pagamento ao final da semana será bem mais baixo que nas atividades já citadas.

Moradia

Alugar um imóvel em alguns estados pode ser fácil. Muitos proprietários aceitam locação direta com o pagamento de depósito antecipado correspondente a um ou dois meses de aluguel. Ao comunicar a saída, o inquilino compensa esse depósito ao final da locação. Um detalhe: em caso de não pagamento do aluguel, seu direito de permanecer no imóvel termina.

Antes de arranjar emprego nos EUA, alguns brasileiros se juntam a outros compatriotas e dividem o aluguel de uma casa, desde que o proprietário aceite. Isso reduz o custo de moradia e pode ser uma medida temporária até se estabelecer e poder morar com mais conforto e privacidade.

Existem algumas facilidades curiosas. Em alguns estados, o imóvel vem com fogão, em outros, a geladeira faz parte da locação, e é muito comum ganhar móveis e roupas das comunidades brasileiras e americanas.

Algumas cidades possuem o dia de descarte de eletrodomésticos usados. São produtos que foram trocados por novos e ainda estão em bom estado. O interessante é que são deixados na frente das casas para o caminhão de lixo da prefeitura recolher.

É comum pessoas passarem nesses dias específicos e recolherem para si esses móveis e eletrodomésticos. Não há mal nenhum em fazer isso e ajuda a mobiliar sua casa.

Para arranjar emprego nos EUA é preciso abrir mão de conceitos preestabelecidos em relação a algumas atividades consideradas subemprego, mas que remuneram melhor que outras atividades de escritório, burocráticas ou de atendimento ao público.

Trabalhadores braçais, atendentes, faxineiras e engraxates são tratados como qualquer trabalhador de outro segmento, com educação e dignidade. Esse tipo de trabalho, além de lhe render um salário digno, permitirá que você crie uma rede de contatos muito útil, principalmente se seu espírito empreendedor o motivar a abrir seu próprio negócio.

Em uma economia gigante e robusta, com sua disposição e talento, essa não é uma opção a ser desconsiderada.

Gostou das nossas dicas para arranjar emprego nos EUA? Então aproveite e entenda qual é a diferença entre cidadania americana e o green card!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s