Quase a metade de todos os acidentes de trânsito relacionados com o tempo em estradas dos Estados Unidos acontecem devido a fatores envolvendo neve, granizo, gelo e lama. Isso é algo grave se você considerar que essas condições geralmente existem durante apenas alguns meses do ano.

Por essas razões, é tão importante escolher o carro para andar na neve com bastante atenção e cuidado, e o post de hoje lhe dá algumas dicas sobre o que levar em consideração na hora da compra. Confira!

O tipo de tração do veículo

Dirigir com segurança em um ambiente com gelo ou neve vai depender muito do tipo de tração do seu carro. Abaixo explicaremos melhor como funciona cada um deles.

Tração traseira

Os veículos de tração traseira (RWD) atualmente são minoria. Nesse caso, o motor está localizado na parte dianteira do carro, mas a tração é transferida para o eixo traseiro.

O sistema RWD é mais pesado e ocupa mais espaço do que o de tração dianteira. Esse layout foi popular em antigos carros de alto desempenho, porque a distribuição de peso é um pouco mais equilibrada do que nos carros de tração dianteira, em que a maior parte do peso está bem em cima das rodas motrizes.

Tração traseira na neve

O principal inconveniente dos RWD é a dirigibilidade ruim em estradas escorregadias. Menos peso sobre as rodas motrizes pode fazê-los perder tração e deslizar lateralmente. Essa condição, chamada de “oversteer”, em casos extremos pode fazer o carro para girar ao redor do seu próprio eixo.

Tração dianteira

A tração dianteira (FWD) pode ser uma escolha melhor para dirigir na neve. O motor geralmente é montado transversalmente em cima do eixo dianteiro, e sua rotação é paralela com a das rodas motrizes. A transmissão é montada diretamente no motor e o diferencial é combinado nesse mesmo conjunto.

Uma grande vantagem é o seu tamanho compacto. Os sistemas FWD proporcionam boa tração quando se acelera em condições escorregadias por ter bastante peso pressionando as rodas motrizes.

Tração dianteira na neve

As rodas dianteiras devem fazer todo o trabalho de virar e acelerar, e como grande parte da massa do veículo fica na parte dianteira, pode ficar difícil fazer curvas em condições escorregadias — e o carro pode acabar saindo pela tangente.

Apesar disso, a tração dianteira não é uma má escolha, a menos que haja uma queda forte de neve, reduzindo a distância entre o carro e o solo. Em estradas mais limpas, os FWD podem fazer um bom trabalho.

Tração integral

Os veículos de tração integral (AWD) resolvem algumas questões problemáticas associadas aos carros FWD e RWD. Veículos equipados com tração AWD transmitem energia para as quatro rodas, ou em alguns casos, para cada roda de forma individual.

Ao contrário das caminhonetes 4×4, os sistemas AWD não precisam de uma interação manual para funcionar.

Em alguns modelos, esse tipo de tração pode polarizar a potência para as rodas dianteiras ou traseiras automaticamente, dependendo das condições de tração.

AWD na neve

AWD é uma excelente opção para os motoristas que vivem nos estados que sofrem com a neve, como o Massachusetts, Alaska, Dakota do Norte e Minnesota. O AWD ainda melhora o desempenho em estradas secas, mas não é projetado para pistas off-road.

As desvantagens incluem mais consumo de combustível do que nos carros FWD, principalmente devido ao peso adicionado.

4×4

A tração 4×4, também chamada de 4WD, é normalmente encontrada em caminhonetes e em algumas SUVs. Ao contrário dos sistemas AWD automáticos, o motorista é quem deve selecionar o modo 4×4. Alguns modelos de caminhonetes contam com uma alavanca adicional para o acionamento do sistema ligada a um circuito eletrônico, facilitando o trabalho do motorista.

Os sistemas 4×4 são ideais para locais com neve muito profunda e também para condução off-road, o que é comum em áreas remotas ou rurais, onde as estradas não passam por uma manutenção regular.

All Wheel Drive

Não é de se admirar que os fabricantes de automóveis propaguem que os veículos “ All Wheel Drive” (AWD) sejam como um escudo de segurança contra condições inóspitas.

Os consumidores são inundados com essa mensagem de marketing, e esse tipo de veículo é tido como um “must-have” para muitos compradores de automóveis — razão pela qual os SUVs são agora o segmento mais vendido do mercado automotivo.

Mas a tração nas quatro rodas pode realmente salvá-lo quando o tempo piora? Ela fornece algum benefício, é claro, mas pode ser insuficiente ao enfrentar condições de tempestade.

O AWD serve para que você tire o veículo de uma situação de inércia com mais facilidade, mas você deve estar ciente das suas limitações ao dirigir seu veículo e manter o máximo de cuidado mesmo estando em um carro seguro.

Alguns dos modelos mais indicados

Abaixo alguns exemplos de marcas e modelos de carro para andar na neve, para exemplificar o que dissemos acima.

Chevrolet Suburban

Um SUV V8 5.3L. Tradicional por encarar bem qualquer tipo de condição adversa de terreno.

Toyota 4Runner

Esse SUV Truck 4×4 ganhou uma boa reputação ao longo dos seus 20 anos de vida por ser extremamente confiável e capaz de levar os passageiros para qualquer lugar.

Jeep Wrangler

O que a mãe natureza jogar em cima ou embaixo desse carro ele aguenta bem. Pode não ser muito confortável, mas é bastante funcional em qualquer tipo de ocasião.

Ford Ranger

Trata-se de uma pick-up tradicional, que não deixa você na mão em nenhum tipo de terreno ou ocasião.

GMC Sierra All Terrain

Outra pick-up 4×4 bruta que suporta qualquer terreno e ainda faz bonito por onde passa.

Escolher um veículo ideal para andar em condições de pista furtiva ou escorregadia, típicas do inverno, dependerá muito de como estão as ruas de sua cidade e do quão rigorosas são as nevascas na sua região.

Conhecendo melhor as características dos veículos é hora de escolher o que é mais interessante para você e para a sua família! Fique por dentro do que a Inman tem a lhe oferecer! Confira as nossas ofertas!

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s