Morar nos Estados Unidos é o sonho de muitos brasileiros, principalmente para aqueles que buscam uma melhor qualidade de vida e voltar para casa com o bolso cheio. Mas um dos desafios para os imigrantes brasileiros é a língua, já que a adaptação com o novo idioma e com os estudos de inglês podem ser complicados para algumas pessoas.

Se esse for o seu problema, algumas dicas podem auxiliar nessa tarefa de aprender a falar inglês. Afinal, a língua não pode ser um empecilho à realização dos seus ideais. Certo? Para te ajudar a conquistar ainda mais os seus objetivos fora do Brasil, confira essas 6 dicas para melhorar seu estudo de inglês e comece a praticá-las o quanto antes:

1. Concentre-se nas músicas

Ouvir música é uma boa maneira de aprender um novo idioma, principalmente quando você acompanha as traduções para compreender aquelas palavras que você não sabe o significado. Pronunciar as palavras inglesas, inclusive, é um grande desafio, afinal muitas vezes a forma como se escreve (em inglês) não é exatamente a forma como se deve ler.

Ao ouvir as canções, então, podem-se apreender as letras sem a ajuda da tradução. Quer fazer um teste? Depois de ouvir algumas vezes, confira se você realmente entendeu o significado das frases e ideias. E, além de escutar as composições, você também pode tentar cantá-las. Isso ajuda a melhorar a forma como você pronuncia as palavras e é uma ótima ferramenta de estudo de inglês!

2. Assista a séries e filmes

Outra ferramenta para aprimorar o seu inglês é acompanhar filmes e seriados, mas nada de obras dubladas! Veja filmes em inglês e coloque as legendas em português, se achar que ainda não tem capacidade para compreender totalmente a história. Porém, se você já possui algum conhecimento do idioma, arrisque assistir ao filme com a legenda também em inglês. Dessa forma, você será capaz de assimilar a escrita com a fala.

Mais do que diversão, os filmes e séries também são uma maneira de você estudar a pronúncia correta das palavras, assim como as diferentes formas e sons que uma mesma expressão pode ter. Assim como ocorre no Brasil, uma mesma palavra pode ter várias acepções, ao passo que um objeto pode ser conhecido por várias designações. Então, é bom se acostumar com esses padrões!

Os filmes e seriados possibilitam ainda que você conheça mais o vocabulário informal. E o melhor é que você pode optar por assistir algo que seja do seu interesse. Dessa forma, você aprenderá palavras que utiliza no seu dia a dia! Por exemplo, se você gosta de gastronomia, pode optar por ver produções que envolvem comidas e culinária, e aprender muito mais do que apenas o idioma básico dos livros didáticos.

3. Use aplicativos para o estudo de inglês

As tecnologias evoluíram muito e abriram portas para o conhecimento — sobre praticamente todas as áreas que poderia pensar. Você encontra, por exemplo, aplicativos que te ajudam a estudar inglês também. No geral, eles auxiliam a melhorar vocabulário, pronúncia e gramática.

A vantagem dos aplicativos é que você pode acompanhar o seu avanço nos estudos, já que a maioria possui exercícios de fixação e memorização e acompanhamento dos seus níveis. Ao realizá-los, é importante que você analise as devidas correções e, assim, saberá qual é a sua maior dificuldade em aprender o novo idioma.

Além disso, os aplicativos são ótimos auxiliadores, desde que você já possua uma pequena base. Empregue-os especialmente para a escrita! Outra vantagem dessa solução é que você pode usá-los quando espera na fila do banco, está no ônibus ou em qualquer ocasião que, normalmente, você perderia tempo. Para isso, basta estar com ele devidamente instalado no seu smartphone e, na maioria dos casos, conectado à internet.

4. Leia em voz alta

Treinar é uma boa forma para o estudo de inglês. Conversar com quem já domina o idioma, então, é uma boa alternativa. Mas ler em voz alta também é uma excelente ideia. Pegue um jornal, uma revista ou uma matéria de algum blog e leia — em voz alta. Isso permitirá que você assimile melhor o som das palavras e a sua pronúncia.

Ler para um amigo — em inglês — também é uma boa opção para ter a certeza de que está aprendendo direito, sobretudo, se for para algum nativo da língua. Se esse for o caso, peça para que o amigo corrija quando você disser algo da forma errada! Isso te ajudará a melhorar sua fala, tão primordial para conseguir viver fora do Brasil.

5. Evite falar excessivamente em português

Force-se para falar e raciocinar em inglês e evite o uso constante de sua língua materna. Você nunca aprenderá tudo o que precisa se desistir e conversar ou ler em português. Por mais que a saudade de casa bata forte, o português é uma língua que você já domina, então, encare o desafio!

Esse é, aliás, um dos grandes erros de quem quer aprender inglês: a falta de prática. Esforce-se ao máximo e, quando achar que não consegue, não tenha vergonha de pedir auxílio de amigos próximos. Diga que você ainda não fala bem o idioma — mas diga isso em inglês! E lhes peça ajuda sobre determinados assuntos, palavras ou qualquer outra dúvida.

6. Aposte nos lembretes e cards de memorização

Tente resolver as coisas em inglês, como também leia notícias diariamente em inglês, seja em jornais locais ou ainda em sites de grandes mídias locais. Além disso, para ajudar a melhorar a prática de deixar o português de lado, faça cards para memorização.

Para os cards, pegue os temas que você tem mais dificuldade no idioma e elabore pequenos lembretes que caibam no seu bolso. Outra ideia é fazer essas anotações em aplicativos no seu próprio celular. Dessa maneira, quando estiver com dificuldades, poderá consultar seus cards em vez de cair em tentação e usar o português.

Outra dica também é organizar os seus pensamentos em língua inglesa. Por exemplo, ao levantar, antes de sair para trabalhar, repasse todas as tarefas que você precisa fazer durante o dia: onde precisa ir, com quem precisa falar, o que você vai comer, e assim por diante.

Ou então, faça esse mesmo exercício ao final do dia, listando tudo o que você fez, os lugares por onde passou e a comida que comeu. Dessa forma, você vai acostumar o seu cérebro a pensar com o novo idioma, facilitando a sua compreensão da língua.

O estudo de inglês é algo essencial para quem quer buscar novas oportunidades e, principalmente, para quem já se encontra na jornada estrangeira para conquistar os seus sonhos. Compartilhe essas dicas nas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a elas e possam aprender esse novo idioma mais facilmente! Que tal?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s