Os Estados Unidos são um dos destinos preferidos pelos brasileiros, seja para trabalhar, estudar ou até mesmo para construir uma vida nova. Com economia muito forte, diversas atrações, cidades modernas e belas paisagens, pode-se dizer que a cultura americana é bastante admirada por quem mora no Brasil.

No entanto, muita gente constrói estereótipos e percepções precipitadas sobre a forma como os norte-americanos vivem. Isso faz com que muitos brasileiros criem mitos que podem até impedi-los de ir para lá. No entanto, para a alegria geral, a maioria desses conceitos não passa de histórias mal contadas ou explicadas de forma distorcida.

Por isso, é sempre importante verificar as informações e averiguar se tudo o que dizem é verdade. Quer saber mais sobre alguns desses mitos acerca da cultura americana? Então conheça agora a verdade por trás de 6 fatos sobre os EUA!

1. Os brasileiros sofrem preconceito nos EUA

Essa é uma das questões que mais preocupam e geram receio nos brasileiros. Afinal, estamos acostumados com a receptividade e a simpatia do nosso povo. Nesse contexto, muitas pessoas acham que os americanos vão simplesmente desprezá-las.

Para trazer um pouco de alívio, podemos dizer que é bem mais provável que eles sejam indiferentes a você do que tenham algum tipo de preconceito. Em capitais e grandes metrópoles, como Los Angeles, Nova York, Chicago e Boston, por exemplo, a população já está bem acostumada a conviver com turistas e imigrantes.

Os habitantes dessas cidades geralmente são bem tolerantes e os tratam com bastante naturalidade. Em contrapartida, não se pode negar que em cidades e vilarejos menores, a população tem o hábito de ser um pouco mais fechada e, talvez, por questões culturais e vida mais conservadora, alguém pode soltar algum comentário desagradável.

No entanto, vale ressaltar que essa é uma situação cada vez mais rara no país. Por isso, não tenha medo de visitar os EUA. Você vai se surpreender com a educação dos moradores.

2. O sedentarismo faz parte da cultura americana

A cultura das junk foods, das porções de comida em grandes quantidades e da percepção de que a maior parte dos americanos está acima do peso nos traz a sensação de que eles são muito sedentários. Porém, a verdade é que o governo auxilia e incentiva a prática de esportes da população.

Uma prova disso é que a maioria das cidades está repleta de ciclovias, praças esportivas e parques ao ar livre. Além disso, outro motivo que comprova que esse pensamento não passa de um grande mito é o fato de que muitas escolas e universidades concedem bolsas aos estudantes que fazem esportes.

Ou seja, os incentivos para a prática de exercícios começam desde muito cedo. Por essas razões, não é à toa que os EUA são referência em diversas modalidades esportivas no mundo, com amplo destaque nas principais competições e grandes eventos internacionais. Portanto, não acredite quando disserem que todos os americanos são sedentários.

3. O povo americano é egoísta

Familiarizados com o jeito alegre e divertido do brasileiro, muitos acham que os americanos são frios, só querem trabalhar e só pensam em benefício deles próprios. Porém, isso é um grande engano. Para que você tenha uma ideia, os estadunidenses são um dos povos mais generosos e preocupados com causas sociais no mundo.

Ao todo, a população doa cerca de mais de 2% do PIB do país para diversas causas. Além disso, há várias entidades a fim de promover ações sociais por lá. Outro fato que comprova a solidariedade dos americanos é que 44% deles, além de trabalhar, afirma ter praticado alguma atividade voluntária no último ano.

Um número bastante elevado e que mostra a preocupação dos norte-americanos com o bem-estar dos seus cidadãos, concorda? Então, essa história de que nos EUA só tem gente fria é pura invenção.

4. É difícil comprar carro nos EUA

No Brasil, sabemos o quanto é complicado comprar carros, seja pelos baixos salários ou pelos impostos exorbitantes dos veículos. Muitas vezes, os automóveis são considerados sinônimo de luxo e status em nosso país.

Engana-se quem acha que também é difícil adquirir um carro nos EUA. Na verdade, pode ser até mais simples do que por aqui. Com um bom planejamento financeiro e bastante pesquisa, é possível fazer ótimos negócios e encontrar veículos por preços bem acessíveis por lá.

Entretanto, é preciso ficar atento para não cair em ciladas e se arrepender depois. Por isso, faça consultas para saber a situação de todos os carros que você pretende comprar. Verifique também o histórico de acidentes e se foram feitas as devidas manutenções.

Na compra de veículos novos, não deixe de fazer pesquisas sobre os modelos em diferentes concessionárias. A grande variedade de carros no país pode fazer com que você consiga excelentes preços e condições de pagamento. Então, se você sonha em mudar-se para a terra do Tio Sam e ter o seu carro próprio, saiba que esse é um desejo possível.

5. As leis de trânsito americanas são muito rígidas

Um país com uma cultura diferente também tem leis distintas. Isso não quer dizer, contudo, que elas sejam extremamente rígidas ou tão discrepantes das nossas. O que muitos brasileiros não sabem é que as leis de trânsito nos EUA mudam de acordo com cada estado.

Por isso, é importante fazer uma pesquisa e um estudo para entender como elas funcionam nos diferentes lugares. Dessa forma, é preciso prestar muita atenção para não cometer delitos. Você pode vivenciar regras diferentes dentro de poucos quilômetros de distância.

Outro ponto para o qual os motoristas também precisam se atentar é em relação ao clima, pois dirigir na neve pode trazer sérios riscos. Por isso, vale a pena ficar atento aos noticiários e situações das ruas e estradas.

Portanto, não é que as leis de trânsito americanas são mais rígidas, mas como elas variam de acordo com cada região, uma dose de atenção a mais é sempre bem-vinda.

6. É complicado tirar a carta de motorista nos EUA

Se você acha que é difícil tirar a carta de motorista nos EUA, fique tranquilo. O processo é muito similar com o que acontece no Brasil. Em alguns casos, pode ser até mais fácil. Se você já sabe dirigir, por exemplo, não será necessário fazer as aulas práticas.

Porém, assim como as leis que regem o trânsito no país, as obrigatoriedades e condições para obter a carta variam de estado para estado. Na Califórnia, por exemplo, não é aceito o IDP (International Driving Permit), documento de habilitação internacional usado por turistas e imigrantes. Então, se você pretende viajar pelos EUA, preste sempre bastante atenção.

A vantagem é que o processo para tirar a carta geralmente é bem rápido. Você não vai demorar tanto tempo para dirigir pelas ruas e estradas do país.

E então? Você foi surpreendido com a verdade sobre esses mitos? Pois saiba que esses são apenas alguns exemplos dos estereótipos que as pessoas criam sobre os EUA. Portanto, procure sempre saber a verdade e buscar informações em diferentes fontes.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre a cultura americana, comente abaixo o que você acha sobre esse incrível país!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s