Dirigir é uma atividade que, para muitos, é extremamente prazerosa. É relaxante pegar o carro e sair por aí, seja para o trabalho, um passeio no fim de semana ou uma viagem para descansar. Principalmente quando a temperatura no interior do veículo é confortável.

Mas e quando está muito quente? Daqueles dias de 30º C pra cima? Suor, desconforto, desgaste potencializado, cansaço bate mais rápido. E quando você estaciona o veículo em um local que não é coberto e, ao entrar no carro, parece que as portas do submundo foram abertas e você precisa entrar ali e seguir a vida? Essa é a realidade de muitos.

Além disso, o clima em várias localidades do Brasil é muito instável e, em várias regiões, as quatro estações — com o verão sendo mais frequente — acontecem em um dia só. E aí? Como dirigir um carro no calor? Este artigo vai te ajudar a se refrescar nos dias mais quentes e abafados. Confira!

Utilizando ar-condicionado

Claro que essa maravilha de invenção seria a primeira de que falaríamos neste post. Carros que têm ar-condicionado podem se livrar facilmente dos problemas trazidos pelo calor do Sol, que, em algumas localidades, brilha mais forte que em outras.

Porém, de nada adianta ter o aparelho em seu veículo e não utilizar algumas táticas que deixarão o ar funcionando perfeitamente. Confira alguns cuidados que devem ser tomados para deixar o ar-condicionado pronto para resfriar o seu veículo sem surpresas desagradáveis.

Ligue o aparelho no momento certo

Poucas pessoas sabem, mas ligar o ar-condicionado com a rotação do motor acima de 3.000 RPM pode ser prejudicial ao seu funcionamento. Se precisar, pise na embreagem antes de acionar o dispositivo, mas o ideal é ligá-lo assim que você acionar o motor. E se estiver muito quente, deixe circular ar dentro do veículo antes, para não exigir demais do aparelho.

Resolva problemas de mau cheiro

É comum alguns aparelhos exalarem um mau cheiro na hora em que são ligados. Mas existem duas dicas fáceis que podem diminuir o odor. A primeira é ligar o ar quente após utilizar o ar, para eliminar umidade e acabar com a possibilidade de proliferação de bactérias nos dutos.

A segunda é trocar o filtro do ar-condicionado, pelo menos, a cada seis meses. Ou quando você sentir que o cheirinho está mais desagradável do que o normal.

Utilize o ar com frequência

Está frio? Ligue o ar, pelo menos, por dez minutos por semana, para mantê-lo em bom funcionamento. Não deixe para verificar se está tudo certo somente quando precisar, certo?

Livrando-se do calor à moda antiga

Com o ar-condicionado fica fácil, né? Mas e quando o veículo não tem esse opcional? O que fazer? Apesar de ser uma batalha mais difícil de ser ganha, existem algumas ações que podem ajudar a aliviar a quentura no interior do veículo. Vamos a elas!

Utilize quebra-sol

Muito comum antigamente, principalmente em cidades onde o Sol costuma ficar a pino 25 horas por dia, o quebra-sol é um importante aliado na luta contra o calor.

Isso porque ele impede que todos os raios solares incidam dentro do seu veículo, quebrando um pouco do Sol que vai bater lá dentro (por isso do nome, né?). É barato e ajuda, principalmente se você vai parar o carro em locais descobertos.

Deixe o vidro aberto

Você não vai querer assar dentro do carro, né? Abra os vidros, deixe o ar circular. Se você parou em local sem cobertura, é importante abrir o carro e não entrar imediatamente. Tente dar de três a cinco minutos de respiro para o veículo.

Não utilize o sistema de ventilação

Se você acha que, ligando o sistema de ventilação do seu carro, vai melhorar em alguma coisa o seu calor, está redondamente enganado. Na verdade, vai é piorar, porque o ar quente do motor do seu carro vai todo para o interior do veículo. Não faça isso.

“Então, pra que serve isso?”, você pode estar se perguntando: pra desembaçar o vidro em caso de chuva, não pra te refrescar.

Utilizando táticas para se manter saudável

Sabe quem também sofre um bocado enquanto você está dirigindo em uma situação insalubre? Seu corpo. Isso mesmo. O calor pode causar alguns problemas ao seu organismo caso você não preste atenção a estas dicas, que, se não te ajudarem a derrotar o calor enquanto dirige o seu carro, pelo menos te mantêm saudável!

Use filtro solar

Não, não é citação do Pedro Bial, mas imagina a situação de você dentro de um carro quente, debaixo de um sol insuportável, trânsito parado e sua pele toda suscetível a isso. Não vai fazer bem, viu. Então, use filtro solar sempre que sair de casa.

“Ah, mas tá nublado, não tem nem sol”. Mormaço também queima, viu? Proteja sua pele, independentemente de como está o clima lá fora. Mas, principalmente, no calor.

Beba bastante água

Se está quente, você está suando. Se você está suando, você está desidratando. Como resolver esse problema? Beba água! Leve sempre uma garrafa de água com você — de preferência, que ela seja térmica. Uma água gelada ajuda a dar uma refrescada boa no seu organismo.

Suco natural também é um importante aliado, mas evite refrigerante. Você vai ter a sensação de ter se refrescado, mas vai ter jogado muito açúcar pra dentro do seu corpo, o que pode te dar mais sede depois. Prefira sempre a boa e velha água mineral.

Aplique películas nos vidros

Muito utilizadas por inúmeros motoristas, existem películas de vidro que diminuem a incidência dos raios ultravioleta. Procure por elas, ainda que sejam um pouquinho mais caras.

Vista roupas leves

Um terno dentro de um carro no sol quente não é nada legal. Prefira utilizar roupas leves, como bermudas e camisetas. Não dá? Deixe pra terminar de aprontar quando chegar ao local.

Saber como dirigir um carro no calor pode ser uma mão na roda, afinal, essa situação é muito desagradável! Por isso, esperamos que nosso post te ajude a se refrescar nesses momentos. Já passou por uma situação chata por conta do calor enquanto dirigia? Como você faz para se livrar do calor enquanto dirige? Conta aí pra gente nos comentários!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s