Você toma os devidos cuidados com os pneus do seu carro? Sabia que mantê-los conservados é extremamente importante, tanto para a segurança de quem está no interior do veículo, quanto para manter o bom desempenho do automóvel?

De fato, os cuidados com o carro são essenciais e devem começar pelos pneus! Por isso, hoje vamos falar sobre eles e lhe dar algumas excelentes dicas de como mantê-los sempre como novos. Continue sua leitura e saiba tudo sobre pneus e como conservá-los bem!

1. Evite o excesso de carga

Esse cuidado é clássico, mas as pessoas insistem em maltratar os pneus com excesso de peso. Você sabia que esse descuido pode resultar em uma perda de 30% na vida útil do pneu? Por isso, a dica é ir com calma no excesso de bagagem.

Fique alerta a qualquer excesso de peso, seja em relação ao número de passageiros, seja em quantidade de itens — tudo conta! Fique atento.

2. Não esqueça a calibragem

A calibragem é um dos cuidados com o pneu do seu carro que merece muita atenção, visto que ela contribui para a sua durabilidade, bem como com a economia de combustível. O correto é calibrar os pneus do veículo no máximo a cada duas semanas e, de preferência, que ele esteja frio — procure um local próximo à sua casa.

3. Controle a pressão dos pneus

Manter a pressão recomendada pelo fabricante é determinante para aumentar a vida útil dos pneus. Ela pode contribuir com vários fatores, como estabilidade do veículo durante os percursos, aumento da durabilidade dos pneus e economia de combustível. No manual do fabricante está especificada a pressão recomendada dos pneus com e sem carga. Verifique!

Outra dica importante é nunca exceder a pressão recomendada pelo fabricante, pois a sobrecarga pode acarretar problemas, como aquecimento demasiado e aumento da deflexão normal dos componentes, podendo até romper a borracha.

4. Lembre-se do estepe

Para que você não fique na mão em qualquer eventualidade, cuide do estepe. Ele também deve estar com sua calibragem em dia, bem como em condições ideais de uso. Lembre-se também de conferir o kit que deve conter, além do estepe, uma chave de roda e um triângulo.

5. Compre pneus de qualidade

Evite comprar pneus pelo preço e opte sempre pela qualidade. Evite os remanufaturados e de segunda linha. Pense que um pneu novo e de boa qualidade está apto a trafegar muito mais e por qualquer percurso.

Já os mais baratos têm sua vida útil bem menor — ficando fácil concluir que o barato sai bem mais caro, não é mesmo? Sendo assim, priorize sempre os produtos de primeira linha, com o selo do INMETRO e de marcas com procedência confiável. Isso certamente trará ganhos para o seu veículo.

6. Faça rodízio dos pneus

Fazer rodízio de pneus, ou seja, trocar os da parte traseira do veículo pelos da parte dianteira, pode ser uma grande vantagem para o proprietário — tendo em vista que essa ação permite que eles sejam usados na sua totalidade.

Essa prática pode trazer  uma certa economia ao proprietário, pois pneus com desgastes em excesso ou com irregularidades provocam um consumo maior de combustível.

7. Faça o alinhamento do veículo

O alinhamento do veículo permite um desgaste regular dos pneus, além de garantir melhor dirigibilidade nas retas e curvas, evitando que o carro puxe para os lados, garantindo, assim, uma boa economia de combustível.

8. Fique atento à velocidade

Apesar de muitos não estarem nem aí para o fato, a verdade é que a velocidade em excesso pode, sim, diminuir a vida útil dos pneus. Isso se explica pelo fato de haver um acúmulo de calor na parte interna do pneu — o que acaba provocando um grande desgaste na borracha.

9. Escolha o pneu de acordo com o tipo de pista

Outra boa sugestão antes de comprar os pneus para o carro é avaliar o tipo de pista que o usuário do veículo mais percorre — que pode ser off-road, misto, verde, entre outros — uma vez que existem modelos adequados aos diversos tipos de pistas.

Esse cuidado pode garantir uma durabilidade maior a esses itens, uma melhor dirigibilidade, além de contribuir também com a economia no combustível.

10. Conheça a estrutura do pneu do carro

Um pneu de carro possui várias partes. Vamos conhecê-las?

  • Banda de rodagem: é a região do pneu que fica em contato com o solo. Divide-se em três partes: sulcos, ranhuras e barras.

  • Sulcos: essa parte tem por função drenar a água, evitar derrapagens e ainda refrigerar os pneus.

  • Ranhuras: garantem a passagem de ar para refrigerar os pneus.

  • Barras: é a parte do pneu que gera tração e justamente a que fica em contato com o solo.

  • Talão: tem gente que pensa que os pneus são feitos apenas com uma borracha resistente. Mas não — na sua estrutura há itens de aço, que é o caso dos talões. São fios de aço com cobre, localizados nas extremidades do pneu. Sua função é a fixação do pneu na roda.

  • Estanque: é aquela parte interna que substitui a câmara de ar.

  • Lonas de reforço: são fios de poliéster que fortalecem a estrutura do pneu.

  • Cintas estabilizadoras: formadas por fios de aço, têm a função de tornar o carro mais estável, além de proteger os pneus de materiais que possam perfurá-lo.

  • Lateral: é a parte do pneu que garante conforto ao carro. A lateral é flexionada muitas vezes durante os percursos e, por isso, quando mais largo for o pneu, mais conforto trará aos ocupantes do veículo.

  • Ombro: é uma região responsável também pela estabilidade do veículo e que trabalha muito nas curvas.

Aquela série de palavras escritas na lateral do pneu tem a ver com algumas informações, como a especificação do modelo, origem, índice de carga, medida, velocidade, entre outras.

E então, gostou do nosso post de como ter os devidos cuidados com o pneu do seu carro? Lembrou-se de outro cuidado importante? Deixe um comentário neste artigo e compartilhe com a gente as suas ideias sobre o assunto!

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s