A hora do rush, em qualquer lugar do mundo, é sempre igual: muitos carros na rua, trânsito pesado e motoristas impacientes. Por isso, o que todos querem nesses momentos é saber como dirigir sem estresse.

Infelizmente, quem mora em grandes cidades tem pouco a fazer com relação aos engarrafamentos. Eles são a realidade dos maiores centros urbanos do planeta e, se você se dispõe a morar e trabalhar em um, precisa conviver com essa tensão diária.

Mas a boa notícia é que existem formas de amenizar essa chateação. Desde técnicas para evitar os congestionamentos até maneiras de passar por eles de um jeito mais brando, você pode criar situações para que a vida seja mais prazerosa mesmo em momentos de estresse.

Quer saber como fazer isso? Continue a leitura e veja as dicas que separamos!

Procure trajetos alternativos

Se é verdade que as grandes cidades possuem uma quantidade de carros maior do que suas ruas podem suportar, também é fato que há mais alternativas de trajetos para que você fuja dos engarrafamentos da hora do rush.

A primeira regra a ser observada nesses casos é a da rua paralela. Se você está em uma grande avenida, no caminho de casa, certamente deve haver duas ou mais vias paralelas a ela, que levam ao mesmo destino, sem o mesmo movimento.

Se você perceber que essa possibilidade existe, vale a pena correr o risco. Na pior das hipóteses, é só voltar para a avenida principal, caso as demais estejam com mais movimento.

Outra técnica interessante é buscar caminhos que passem por dentro dos bairros. Pode até parecer que está dando voltas, mas certamente você chegará mais rápido ao seu destino. Se não conhece bem os bairros da cidade onde mora, tire um dia do final de semana para procurar rotas alternativas que atendam à sua rotina diária.

Consulte a situação do trânsito antes de sair

A melhor maneira de se prevenir contra o estresse da hora do rush é consultar a situação do trânsito antes mesmo de sair de casa. Hoje em dia, são inúmeros os recursos disponibilizados para que você possa se informar sobre a movimentação das ruas e não seja pego de surpresa em situações desagradáveis.

Ao utilizar sempre o mesmo trajeto para ir de casa ao trabalho (e vice-versa), a pessoa acaba enfrentando um trânsito pesado. Então, que tal se informar antes de sair?

A primeira providência é fazer uma ronda pelos telejornais e pelas emissoras de rádio. Caso haja situações extremas, causadas por acidentes ou chuvas, você ficará sabendo. Depois, vale a pena navegar pela Internet em busca de informações que possam ajudá-lo a descobrir novas rotas.

Utilize aplicativos de navegação

Os aplicativos de navegação por GPS são acessórios indispensáveis para quem precisa enfrentar a hora do rush. Mesmo que você faça o mesmo trajeto todos os dias, não deixe de contar com esse auxílio eletrônico.

Os mais populares, atualmente, são o Google Maps e o Waze. O sistema da Google faz o mapeamento do trânsito por meio de imagens de satélite. Já o Waze é uma rede social colaborativa, na qual os próprios usuários sinalizam problemas e eventuais bloqueios nas vias.

Ambas as ferramentas são extremamente confiáveis e eficientes para encarar o trânsito sem muitas dificuldades. Com elas, é possível mudar rotas durante o trajeto e se antecipar a problemas mais graves, que podem atrasar sua chegada ao destino.

Tanto o Waze quanto o Google Maps podem ser baixados no seu smartphone. Não deixe de usá-los!

Caminhe mais

Muitas pessoas que vivem e trabalham em grandes cidades reclamam da falta de tempo para fazer exercícios físicos e cuidar da saúde. E um dos fatores que contribui para isso é justamente o trânsito. Então, que tal usá-lo a seu favor?

Se você sofre com congestionamentos, pode transformá-los em aliados, aproveitando para estacionar 3 ou 4 quarteirões antes do seu destino final. Essa é a chance de caminhar por alguns metros, movimentar o corpo e livrar-se do estresse da hora do rush.

Se caminhar na rua não te agrada, dê preferência aos horários de trânsito pesado para frequentar uma academia. Assim, quando sair do trabalho, ao invés de ir direto para casa, você pode malhar (enquanto todos estão enfrentando a hora do rush). Quando terminar, as vias já estarão mais livres.

Não feche cruzamentos

Uma boa forma de evitar o trânsito pesado é contribuindo para que ele não seja tão ruim. E fechar cruzamentos é uma das atitudes mais prejudiciais quando o assunto é tráfego em grandes cidades.

Quando estiver passando por um cruzamento, mantenha seu olhar sempre mais à frente, para antecipar uma possível parada do trânsito. Ao perceber que seu carro ocupará o meio do cruzamento, pare antes da faixa e espere a fila se movimentar adiante. Se o sinal fechar, aguarde até que ele abra novamente.

Além de não contribuir em nada para adiantar a sua rota, fechar o cruzamento complica o trânsito em geral e prejudica todos os que estão tentando chegar aos seus destinos.

Esteja preparado para encarar o trânsito

Por mais que você adote todas as dicas deste post, nem sempre será possível fugir do trânsito. Nesse caso, o melhor é se preparar para diminuir o estresse causado por ele.

Tenha sempre uma boa música no carro, com uma seleção caprichada no pendrive, para se distrair. Grave na memória do rádio suas estações prediletas, seja de músicas ou de notícias.

Se a situação estiver muito ruim, procure parar o veículo próximo a um bar ou algum outro estabelecimento do tipo e tente passar algum tempo por lá. Mesmo que demore um pouco mais para chegar à sua residência, a espera vale a pena.

E, por fim, mantenha o seu carro sempre limpo, cheiroso e bem cuidado. Esteja com a manutenção do ar-condicionado em dia, para que possa usá-lo integralmente. Isso diminui bastante o estresse com o trânsito pesado.

Não deixe que a tensão da hora do rush estrague o seu dia! Encare o engarrafamento com bom humor e previna-se sempre de situações inesperadas. Dessa forma, sua qualidade de vida vai melhorar bastante.

Gostou de saber mais sobre como dirigir sem estresse? Se você tem alguma outra sugestão sobre este tema, deixe seu comentário ao final do post e participe! 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s