Com uma coisa todo mundo concorda: um carro com banco de couro é muito mais bonito e luxuoso, além de confortável. Aparentemente, ele é mais fácil de limpar do que um de tecido. Porém, se você não souber como limpar banco de couro, ele pode acabar desbotando, ressecando ou rachando.

Pense que os cuidados que você deve ter com o couro são semelhantes aos que se deve ter com a pele humana. Ficou curioso? No post de hoje, você vai aprender como limpar e hidratar bancos de couro da melhor maneira possível. Confira!

Quais são os cuidados necessários?

Normalmente, o revestimento de couro tem uma vida útil de até 5 anos. Entretanto, se você souber cuidar bem dele, essa durabilidade pode aumentar significativamente.

Os bancos normalmente se sujam se cair alguma coisa grudenta neles, não é mesmo? Mas saiba que isso ocorre também com o nosso suor e a tintura das nossas roupas.

Quase sempre dá para lavá-los em casa. Consulte o manual do seu veículo e veja se há algo escrito sobre os produtos adequados e outros cuidados para a limpeza correta do estofamento.

Há produtos domésticos comumente usados na limpeza de bancos, mas saiba que eles podem estragar o couro: sabão em pasta, lustradores e limpadores de pisos e móveis, óleos, solventes e detergentes à base de amônia são alguns deles.

Com relação à frequência da limpeza, ela é recomendada pelo menos uma vez ao mês para assentos de revestimento escuro. No caso dos mais claros, como a sujeira causada pelo uso do dia a dia fica mais visível, a limpeza deve ser feita semanalmente.

Como fazer a limpeza?

O primeiro passo é tirar o excesso de sujeira do banco, usando um aspirador de pó ou um pano de algodão. Use um pulverizador, contendo uma solução de 200 ml de água e uma colher de sopa de sabão ou de detergente neutro ― pode ser daqueles que você usa na cozinha mesmo.

Limpe os bancos com uma esponja ou um pano de microfibra úmido. Esfregue bem, mas tome o cuidado de não usar força demais, para não danificar o revestimento. Os cuidados devem ser ainda maiores em bancos de acabamento sintético que imitam o couro.

O material usado nesses assentos é um tipo de plástico, bem mais frágil e permeável do que o couro natural — por isso, rasga fácil. Caso você perceba algum furo, evite molhar essa parte do banco.

Se você tem filhos pequenos ou animais de estimação, sabe que às vezes eles deixam cheiros desagradáveis no carro, por diversos motivos. Para esses casos, o indicado é que você espalhe um pouco de bicarbonato de sódio.

Use uma flanela limpa para secar e tirar o excesso de sujeira de cada canto do banco. Verifique se não ficou nenhum resquício do limpador ou da solução de água e sabão.

Por que hidratar o banco?

A hidratação forma uma camada protetora, que aumenta a vida útil e alisa as partes já quebradas do couro. Ela pode não recuperar o couro, mas o deixará mais macio pelo menos.

Independentemente se os bancos são de couro natural ou sintético, o ideal é que você hidrate-os pelo menos de 6 em 6 meses. Na verdade, a frequência indicada para hidratação do couro varia conforme o clima da região. Quanto mais úmido, mais frequente ela deve ser.

Por exemplo, o ressecamento causado pelo ar-condicionado é enorme. Se você usa muito o aparelho, o ideal é que a hidratação seja feita a cada 2 meses.

Como fazer a hidratação?

Depois de limpar, certifique-se de que secou bem o banco para fazer a hidratação. Em um banco sujo ou molhado, o resultado não fica tão bom.

Use hidratante líquido próprio para couro e siga as instruções descritas no rótulo. Quanto mais fino for o hidratante, melhor para que ele seja absorvido pelos poros do couro. Verifique se o produto não contém cera ou silicone. Há quem use produtos alternativos como hidratante corporal, por exemplo.

Entretanto, alguns especialistas dizem que usar esse tipo de produto entope os poros do couro e diminui sua vida útil, sobretudo em regiões de clima úmido. Dizem, ainda, que esse material evapora e engordura os vidros, além de deixar os bancos escorregadios.

A vaselina líquida também pode ser usada, porém ela demora 12 horas para agir e quase não deixa brilho. Se você estiver com medo de usar algum produto, faça um teste aplicando em um cantinho e espere secar. Depois, verifique se o local não ficou desbotado.

Use um pano de microfibra diferente do usado para limpar o banco. Espere o hidratante agir por pelo menos 40 minutos e tire o excesso com outro pano seco. Porém, saiba que quanto mais tempo você deixar, maior será a maciez conferida ao revestimento.

Se os bancos forem revestidos com couro ecológico ou sintético, a limpeza e a hidratação permanecem praticamente iguais, com uma única diferença: o veículo não pode ficar muitas horas no sol. Caso isso aconteça, os bancos podem ressecar e rachar.

Quando é necessário ajuda profissional?

Consulte o manual do seu veículo ou alguma concessionária autorizada para tirar dúvidas. Se o couro estiver manchado ou arranhado, é preciso chamar uma ajuda profissional.

Caso o dano seja somente um arranhão superficial, pode ser feita uma pintura no local, sem precisar tirar o banco do lugar. Esse é um serviço que sai mais barato.

Porém, se o problema for mais aparente, talvez seja necessário trocar o revestimento. Como esse revestimento é formado por várias “folhas” de couro costuradas umas nas outras, muitas vezes só é necessário trocar a parte danificada.

Apenas tome o cuidado de observar se não vai ficar nenhuma diferença de tonalidade. Caso haja, é necessário trocar o revestimento por completo. De toda forma, lembre-se de que a mão de obra é quase sempre mais cara do que a própria peça a ser trocada.

Existem bancos que possuem airbags em seu interior. Nesse caso, a troca do revestimento só pode ser feita pelas concessionárias. Isso porque a capa que reveste o banco deve ser original, projetada para descosturar nas regiões certas, da forma correta.

Aprendeu como limpar banco de couro? Então compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude seus amigos a deixarem o carro mais bonito!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s