Quem gosta de viajar de carro aprecia boas estradas, paisagens e atrações bacanas ao longo do passeio. Os parques nacionais dos EUA são uma ótima opção para os fãs do “pé na estrada”      uma cultura enraizada na América.

Esse tipo de viagem pelas estradas americanas é ideal para os adeptos do chamado turismo “outdoor”, porque eles terão pela frente paisagens naturais deslumbrantes, que surpreendem até o mais viajado dos exploradores. Sem contar a oportunidade de observar uma das faunas e floras mais ricas do planeta.

Outro bom motivo para dirigir nos Estados Unidos, e se divertir ao mesmo tempo, são as rodovias. As condições permitem um passeio seguro. As estradas são frequentemente largas, sem trânsito pesado e panorâmicas. Exatamente como você vê nos filmes!

Os parques também são bem conservados e contam parte da história dos Estados Unidos. Alguns são reconhecidos pela ONU como Patrimônio da Humanidade. Por isso, para quem já está na América, fica mais fácil organizar a viagem e se aventurar por essas belezas naturais de carro.

Está planejando sua próxima viagem? Então confira no post de hoje 5 parques nacionais dos EUA para dirigir e aproveite ao máximo essa aventura!

1. Adirondack

Localizado no Estado de Nova York, ao norte, o Adirondack National Park tem 2,4 milhões de hectares, mais de 10 mil lagos e 48 mil quilômetros de rios e riachos.

Para chegar de carro até lá, saindo da cidade de Nova York, você vai levar 5 horas, em média.

O parque possui estradas que somam cerca de 11 mil quilômetros, ideal para quem quer aproveitar as belas paisagens das montanhas Adirondacks.

O local é recheado de restaurantes e locais para hospedagem. Uma sugestão é aproveitar o charme de Lake Placid, uma vila que foi sede, por 2 vezes, dos Jogos Olímpicos de Inverno.

Se você quiser parar e explorar o parque, as opções abrangem trilhas para caminhadas e passeios de bicicleta e de barco. Canoagem e pesca também estão no cardápio de atrações.

Uma boa pedida, que une o passeio de carro à gastronomia, é a trilha do vinho, chamada de Adirondack Coast Wine Trail, com vinícolas que oferecem degustação.

Ao longo do passeio de carro, você pode observar os animais que habitam o parque. Ursos e cervos são vistos regularmente na região.

2. Yellowstone

Este é um dos parques nacionais mais famosos dos Estados Unidos. As imagens dos gêiseres estão fixadas na memória das pessoas e até hoje atraem muitos turistas, inclusive norte-americanos.

O Yellowstone National Park fica no Estado do Wyoming, mas se expande por trechos de Idaho e Montana. Quem está de carro pode usufruir de seus 500 km de estradas pavimentadas.

A natureza é rica. Além dos gêiseres, o visitante encontra cadeias de montanhas, cânions, rios, termas e vida selvagem      bisões, alces e ursos. O parque ocupa uma área de 9 mil quilômetros quadrados e dispõe de museus e espaço para camping.

Uma das principais atrações é a erupção do gêiser Old Faithful, que acontece a cada 90 minutos, em média, e pode durar até 5 minutos. A queda d’água Grand Canyon e a cadeia de montanhas Teton Range também valem a parada.

3. Yosemite

O Yosemite National Park fica na Califórnia e, devido à sua biodiversidade e beleza natural, foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade em 1984.

Em seus mais de 3 mil quilômetros quadrados de área, o parque abriga vales, picos de granito, sequoias gigantes, lagos, montanhas e quedas d’água.

Dentre as atrações de maior destaque, estão:

  • a cachoeira Yosemite, com queda de 740 metros      a mais alta da América do Norte;
  • o pico de 2.700 metros, que também leva o nome do parque;
  • a maior rocha de granito do planeta: El Capitan.

O parque está cerca de 260 km de São Francisco e é ponto de encontro de quem gosta de escalar e fazer trilhas      são mais de 1.300 km de rotas.

O aventureiro que está passeando de carro tem à disposição 560 km de rodovias pelo parque.

4. Glacier 

Este é outro parque que se tornou Patrimônio da Humanidade, em 1995. Localizado no Estado de Montana, bem próximo à fronteira com o Canadá, o Glacier National Park tem 4 mil quilômetros quadrados de área (2.500 milhas quadradas), 2 cadeias montanhosas, mais de 130 lagos e fauna e flora abundantes.

A importância do parque é tão grande que ele ganhou o apelido de “Coroa do Ecossistema Continental”.

Lá, é possível percorrer mais de 1.100 km de trilhas, pescar, passear de barco e acampar. O urso cinzento      grizzly bear      é uma das atrações do parque. O mamífero pode chegar a 3 metros de altura e pesar 700 kg.

Uma das principais atrações é a Going-to-the-Sun Road, uma estrada panorâmica que corta o parque de leste a oeste, oferecendo uma das mais belas vistas do Glacier. A rota tem cerca de 80 km e a velocidade é limitada a 70 km/h.

O trajeto leva em média 2 horas para ser percorrido. No caminho, o visitante dispõe de locais para piquenique e acampamento, além de restaurantes.

5. Grand Canyon

Este é um clássico que não pode ficar de fora do seu roteiro de viagem. Afinal, quem não viu nos filmes cenas com vistas fantásticas dos 16 km de largura do cânion mais famoso do mundo?

O passeio pelo Grand Canyon é uma obrigação para qualquer pessoa que esteja nos Estados Unidos, seja ela moradora ou turista. 

O Grand Canyon Park, que fica no norte do Arizona, também é Patrimônio Mundial e conta com 5 mil quilômetros quadrados de desfiladeiros. Uma boa opção para observar a beleza dos penhascos é seguir até um mirante. Os de melhor localização são o Mather Point e o Toroweap Overlook.

As rochas multicoloridas e as ravinas (fendas no solo) surpreendem o visitante com uma beleza impactante.

Outra atração é o rio Colorado, que serpenteia todo o parque. É possível passear de barco por ele ou fazer rafting nas suas corredeiras.

A borda sul do parque tem uma rota que pode ser percorrida de carro, sendo 13 km de extensão no trecho pavimentado e 11 km no trecho não pavimentado.

Esse trajeto também pode ser feito num passeio de mula, tradição histórica do parque. Além disso, o visitante pode percorrer trilhas de bicicleta e programar passeios de helicóptero.

Gostou da nossa lista de parques nacionais dos EUA para dirigir? Então compartilhe este texto nas suas redes sociais e chame seus amigos para curtir com você essa aventura!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s