Devido ao atual cenário econômico brasileiro, as vendas de carros tiveram uma queda significativa nos últimos anos. Como diz a famosa máxima da economia, “quanto menor for a procura, melhores as condições e mais baixos os preços”. Dessa forma, nunca foi tão fácil comprar um carro.

A cada dia, novas promoções e juros baixos são divulgados pelas lojas e montadoras. Tudo isso motiva os compradores a fechar negócio: muitas pessoas se deixam levar pelo calor do momento e pela euforia gerada por uma liquidação e adquirem um carro novo sem pensar muito. É importante saber o quanto isso é perigoso.

Comprar um carro sem que sejam feitas as devidas análises pode fazer com que você se arrependa ou entre numa fria. Por isso, é muito importante que você faça uma pesquisa de carro no mercado antes de decidir qual modelo comprar e fechar negócio.

Busque conhecer todos os veículos disponíveis para optar pelo modelo ideal para você e com as melhores condições. Para ajudá-lo a não errar na escolha, vamos mostrar a seguir um passo a passo de como fazer uma boa pesquisa de carro. Confira!

Decida qual é o tipo de veículo desejado

O primeiro passo a ser tomado antes de começar a realizar qualquer pesquisa é decidir qual é o tipo de veículo ideal para atender a todas as suas necessidades. Os carros podem ser divididos em diferentes categorias, como econômicos, peruas, sedãs, picapes, jipes, esportivos, SUVs, entre outros.

Essa escolha é essencial para que o motorista adquira o veículo certo. Afinal, um pai de família que enfrenta longos engarrafamentos não quer comprar uma picape de cabine simples para duas pessoas. Portanto, antes de começar a realizar uma pesquisa do modelo, não deixe de pensar qual é o melhor tipo de veículo para você.

Defina a faixa de preço do veículo

O detalhe mais importante na hora de comprar um carro é o preço, correto? Por isso, é fundamental que o futuro comprador determine a faixa de preço que pode pagar pela máquina logo após decidir o tipo de veículo. O valor a ser gasto definirá qual gama de carros deverá ser pesquisada.

Faça pesquisas na internet

Depois de definir o tipo de veículo e a faixa de preço, chegou o momento de iniciar as pesquisas. A primeira etapa é utilizar a internet para as buscas iniciais.

Na web, o futuro comprador pode conhecer todos os modelos disponíveis no mercado, visualizar fotos e ler especificações e a ficha técnica do carro. As pessoas podem, inclusive, acessar os sites das montadoras e as páginas de veículos usados para ter noção de preços e condições de pagamento.

Obviamente, os valores negociados em concessionárias e lojas são abaixo daqueles mostrados nos sites, porém, essa pesquisa na internet ajuda as pessoas a ter uma ideia de valores. Outro ponto que deve ser destacado é que a web é uma excelente ferramenta para que os compradores tenham o primeiro contato com as máquinas.

Conheça os carros

A segunda etapa da pesquisa de carro é realizada logo depois das buscas na internet. Agora é o momento de conhecer cada um dos modelos selecionados, verificar pessoalmente os detalhes, certificar-se de tudo o que ele pode proporcionar e conhecer itens que são difíceis de notar pela internet.

No caso de veículos usados ou seminovos, essa etapa é uma das mais importantes. Cada um dos modelos deve ser devidamente inspecionado e conhecido, visto que cada carro tem suas particularidades e pode até apresentar algum dano ou avaria.

Visite as lojas

É importante que o futuro comprador saiba que não basta conhecer apenas o carro em uma loja e pronto. É fundamental visitar diferentes estabelecimentos, pois o modelo de cada loja pode variar bastante. Além disso, cada uma possui um preço e certas condições de pagamento.

A visita às lojas é um dos fatores essenciais no momento das negociações. Ao conhecer diferentes estabelecimentos e carros distintos, consegue-se negociar melhores condições de pagamentos e descontos especiais.

Faça um test drive nos carros

Muitas pessoas não consideram o test drive como uma das principais etapas da pesquisa — o que é um erro. Isso pode levar o comprador a adquirir carros que não são o que ele espera no caso de seminovos, ele pode levar para casa veículos que possuam certos problemas que não podem ser notados sem dirigir o carro.

Por isso, na hora de pesquisar pelo veículo certo e antes de iniciar as negociações por preços e condições de pagamento, é fundamental que você dirija os carros. Isso garantirá que a decisão final seja a melhor possível.

Não compre por impulso

Um erro comum entre muitos compradores é encantar-se com o modelo logo após o test drive e fechar negócio no calor do momento. Então, considere uma dica muito importante: jamais faça isso! Comprar um carro por impulso pode ser um erro enorme talvez você só note as consequências algumas semanas ou meses depois da compra.

Portanto, é fundamental que você mantenha a cabeça no lugar todas as vezes que for visitar uma loja ou fazer um test drive. Tenha um caderninho ou utilize o bloco de notas do celular para fazer anotações sobre cada modelo e cada estabelecimento. Isso ajudará você na tomada da melhor decisão e evitará que se arrependa no futuro.

É muito importante que, antes de fechar negócio em qualquer loja ou concessionária, você siga cada uma dessas etapas. Escolher o tipo errado de carro pode prejudicar a sua rotina ou frustrar suas expectativas. Não definir a faixa de preço pode complicar suas contas e deixar de conhecer diferentes lojas pode fazer com que você deixe de economizar muito.

Deixar de seguir essas dicas pode trazer inúmeras consequências. Portanto, não se esqueça de pesquisar com calma, procure conhecer todos os modelos e só faça negócios quando estiver muito certo de que tomou a melhor decisão. Isso garantirá uma compra segura e fará com que todas as suas expectativas sejam alcançadas.

Agora que você já sabe como fazer a pesquisa de carro, não deixe de ler e aprenda como dar entrada em um carro nos EUA!

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s