Quando pensamos nos carros do futuro, em geral, temos a tendência de imaginar máquinas voadoras cruzando os céus das cidades em grande velocidade. No entanto, enquanto isso ainda é mais ficção que realidade, surgem inúmeras tecnologias para carros que vão deixando-os mais seguros e fáceis de conduzir.

De fato, a indústria automobilística é uma das que mais avança no setor tecnológico e, a cada ano, traz inovações incríveis tanto em termos mecânicos quanto de dirigibilidade e de sustentabilidade.

Desse modo, se você é fã de automóveis e não abre mão do desejo de sentar em um modelo de última geração, é bom preparar-se psicologicamente desde já para todas essas mudanças.

Isso porque os dias dos carros comuns estão contados e não demorará muito para que as tecnologias já existentes cheguem ao mercado e se popularizem, sobretudo, em países como os Estados Unidos.

Quer conhecer algumas dessas incríveis tecnologias para carros? Neste post, a gente te apresenta 5 delas!

1. Detector de Pedestres

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em todo o mundo, mais de 270 mil pedestres morrem em acidentes com carros a cada ano. E boa parte dessas colisões ocorre porque os motoristas não viram os pedestres.

Imagine, então, uma tecnologia capaz de ampliar a visão dos condutores. Ela seria determinante para, praticamente, eliminar os riscos de atropelamento e salvar milhares de vidas.

Pois bem, ela já existe e se chama “detector de pedestres”. Empresas, como Mercedes-Benz, Honda e Volvo, já incorporam dispositivos com esse fim em seus automóveis mais modernos.

O detector de pedestres funciona como uma espécie de radar, que capta os movimentos externos e amplia a capacidade de percepção noturna, avisando o motorista, no próprio painel do carro, se há risco de colisão com pedestres e ciclistas, por exemplo. 

Para isso, uma série de câmeras e sensores calculam automaticamente esses riscos com base na leitura de padrões de movimento.

2. Sistema V2V: Carros que se comunicam

Atualmente, quando queremos nos comunicar com os outros motoristas acabamos utilizando sinais, como as setas, o pisca-alerta e o movimento de mãos e braços.

Já com a tecnologia Vehicle-to-Vehicle communication (V2V) essas nossas ações costumeiras no trânsito ficarão parecendo tiradas diretamente da pré-história.

Isso porque essa inovação é capaz de fazer com que todos os veículos próximos se comuniquem e troquem informações relevantes sobre trajeto, velocidade e troca de faixas em tempo real.

Desse modo, caso algum carro esteja atravessando algum cruzamento em situação de pouca visibilidade e não consiga visualizar os outros automóveis, o sistema V2V impede que aconteçam acidentes.

Isso porque ele pode acionar os freios automaticamente e comunicar o condutor sobre a presença de outros veículos na via. O mesmo vale para situações de neblina ou de chuva pesada nas estradas.

No futuro, essa comunicação poderá estar conectada a inúmeros bancos de dados e sincronizar com informações de semáforos, alertas instantâneos de acidentes no caminho e estimativas de ameaça de colisão numa ultrapassagem.

3. Assentos customizados

Um dos aspectos mais positivos das novas tecnologias veiculares é o fato de elas estarem atentas a opções mais individualizadas, baseadas no conforto e na possibilidade de escolha pelos usuários a partir de suas próprias preferências.

Nesse aspecto, os assentos dos carros, por exemplo, serão cada vez mais customizados. Pensando nisso, a montadora norte-americana Lincoln lançou recentemente um banco com mais de 30 possibilidades de variações a serem configuradas por comandos elétricos.

Como uma interface simples e amigável, é possível ajustar a inclinação da cabeça, a altura e, até mesmo, o apoio para as pernas. Esse mecanismo é viável por uma série de articulações nos bancos que podem ser alteradas de forma autônoma, melhorando a ergonomia para todos os ocupantes do carro.

Além disso, esses bancos modernos permitem ainda opções individuais de ar-condicionado e calefação, impedindo aquelas famosas brigas durante a viagem que tanto incomodam os motoristas: “aumenta o ar, abaixa o ar”.

4. Realidade aumentada

Hoje, quase todas as informações do veículo, como a velocidade, o nível de combustível e a temperatura do motor, são exibidas no painel do carro.

Entretanto, as montadoras estão trabalhando para que esses dados sejam projetados no próprio para-brisa do veículo, proporcionando os benefícios da realidade aumentada.

A Toyota, por exemplo, já patenteou um sistema que promete ser capaz de medir as distâncias lateral e frontal entre os carros, exibindo-as no painel. A ideia é que isso auxilie o motorista a manter níveis seguros de aproximação.

Além disso, a realidade aumentada promove ainda opções de interatividade, exibindo as informações escolhidas pelo próprio motorista, como o mapa com o trajeto mais rápido, a necessidade de calibrar os pneus ou o consumo real de combustível.

5. Autonomia dos veículos

Apesar de todas essas inovações fantásticas que citamos anteriormente, os itens mais impressionantes dentre as tecnologias para os carros se referem à autonomia.

Empresas, como Google, por exemplo, têm trabalhado incansavelmente na viabilidade e no desenvolvimento de veículos autônomos, capazes de dispensar, inclusive, a necessidade de motorista.

Esses carros poderão realizar viagens sozinhos, sendo capazes de calcular a velocidade e a rota ideal, desviar de obstáculos e impedir que acidentes por imprudência ou falta de experiência aconteçam.

Porém, enquanto essas inovações ainda estão em fase de testes, outros projetos de autonomia já começam a ser implementados.

No setor de combustíveis, por exemplo, a Tesla busca aperfeiçoar seus carros elétricos, instalando placas de energia solar para acabar com a necessidade de abastecimento manual.

Durante a última feira de tecnologia nos EUA (CES), a montadora chinesa Faraday Future exibiu um veículo capaz de rodar 700 km com apenas uma recarga de bateria.

Além disso, a conectividade dos veículos está cada vez mais acoplada à ideia de autonomia. Diversas montadoras buscam possibilitar que os veículos sejam estacionados de maneira remota, a partir de um clique na chave.

Como podemos perceber, para a indústria automobilística o futuro já chegou e trouxe com ele uma série de importantes soluções para a segurança e a comodidade de todos no trânsito.

Até aqui, só temos uma única certeza: A tecnologia para carros continuará avançando.

E para você, como será o veículo do futuro? Quais dessas tecnologias você gostaria de ter no seu carro? Conte pra gente aqui nos comentários!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s