O preço dos combustíveis é extremamente volátil e as pessoas constantemente se deparam com reajustes expressivos que, em alguns casos, podem até mesmo prejudicar as finanças pessoais. Dependendo da quantidade de gasolina ou diesel gasta em determinado período de tempo, os motoristas são obrigados a repensar em certos costumes ao volante e mudar algumas atitudes, visando economizar combustível.

Pode-se dizer que reduzir o consumo de combustível e diesel é bastante simples, Não existem grandes mistérios ou carece de mudanças drásticas, mas exige que os motoristas sigam diversas precauções e tenham hábitos corretos ao volante.

Cuidar bem do veículo, realizar as revisões de acordo com os intervalos descritos no manual, corrigir certos problemas quando necessário e dosar o acelerador são algumas formas simples de economizar e reduzir a frequência das visitas aos postos de gasolina. Economizar combustível depende única e exclusivamente do motorista, bastando seguir certas dicas.

Quer saber como economizar combustível? Quer conhecer quais são as práticas e cuidados que devem ser seguidos para reduzir as visitas ao posto de gasolina? Continue a leitura e confira!

Evite aceleradas bruscas ou alta velocidade

O consumo de combustível de um veículo segue uma lógica muito simples: quanto mais se pisa no acelerador, maior é o giro do motor e maior é o consumo de combustível. Por isso, todo motorista que deseja reduzir os gastos com gasolina deve evitar acelerar demais ou rodar com o veículo em altas rotações. Quanto mais o condutor exigir do motor, maior será o consumo da máquina.

Portanto, para economizar com o carro deve-se dirigir sempre em baixas rotações e evitar acelerar demais. Outra dica é trocar as marchas no momento certo, evitando forçar demais o motor e deixar que o giro eleve demasiadamente. Essas simples mudanças na forma de dirigir podem permitir reduções significativas no consumo do carro.

Mantenha distância do veículo da frente

Outra ótima dica para economizar ao volante é manter sempre uma distância considerável do veículo da frente. Este simples hábito permite que os condutores consigam antecipar as manobras e acompanhar o fluxo do trânsito. Isso reduz consideravelmente a necessidade de acelerações rápidas e desnecessárias e freadas bruscas que acabam resultando em um maior consumo.

Um ponto que merece destaque é que ao manter uma distância entre os demais veículos aumenta-se a segurança ao volante e a probabilidade de acidentes e batidas é reduzida.

Realize as revisões e manutenções corretamente

Todos os proprietários devem levar o carro periodicamente às revisões. Os intervalos a serem seguidos estão estipulados no manual do fabricante do veículo. Outro ponto de suma importância é a correta realização da manutenção para a correção de falhas ou eventuais problemas.

O hábito de cuidar da “saúde” do veículo garante a sua integridade, conserva seus componentes, aumenta a vida útil do carro e ajuda a reduzir no consumo de combustível, haja vista que o veículo se mantém nas condições ideais para rodar.

Os motoristas devem sempre ter em mente que rodar com o carro sem realizar as devidas revisões e manutenções potencializa o desgaste dos componentes e exige mais do motor, resultando em um maior consumo de combustível. Além disso, a troca dos filtros e do óleo do motor garante uma combustão mais limpa e eficiente, melhorando o desempenho da máquina e reduzindo o consumo.

Evite rodar com sobrepeso

Quanto maior for a carga do carro, maior será a força necessária nas rodas para que o carro saia da inércia e ganhe velocidade, correto? E o resultado disso todos já sabem: quanto mais se exige do motor, maior é o consumo de combustível.

Portanto, para evitar que o seu veículo apresente alto consumo, procure não rodar com excesso de carga. Além de manter o carro mais eficiente e exigir menos do motor, faz com que os proprietários economizem também na manutenção, haja vista que o desgaste de componentes, como a suspensão e os amortecedores, será bem menor.

Mantenha sempre os pneus calibrados

Infelizmente, é muito comum encontrarmos proprietários que não têm o costume de calibrar os pneus do veículo. Trafegar com os pneus abaixo da pressão ideal, além de aumentar o desgaste da borracha e reduzir a vida útil destes componentes, interfere diretamente no consumo de combustível do carro.

Pneus descalibrados deformam mais e essa deformação faz com que a área de contato com o asfalto aumente. Isso aumenta o atrito, o que exige mais do motor e, consequentemente, interfere na missão de economizar combustível.

É fundamental que os condutores calibrem os pneus todas as vezes em que abastecem o carro ou façam isso a cada duas semanas. Esse simples costume, além de melhorar o consumo do carro, potencializa a vida útil dos pneus.

Utilize corretamente o ar-condicionado

Fazer o uso do ar-condicionado veicular de forma consciente é uma excelente forma de reduzir o consumo do carro. Dirigir com o sistema de climatização ligado exige muito mais do motor, logo, maior é o consumo de combustível. Por isso, sempre que possível, os motoristas que desejam economizar devem evitar usá-lo.

Mas, existe um detalhe importante que não pode deixar de ser citado. Dirigir o carro em velocidades superiores a 80 km/h com as janelas abertas faz com que o atrito do carro aumente e, consequentemente, o consumo. Por isso, ao dirigir em estrada, é muito aconselhado que os motoristas prefiram o uso do ar-condicionado. Além de tornar a viagem mais agradável, otimiza o consumo do carro.

Prefira veículos elétricos ou híbridos

Economizar combustível não é uma preocupação apenas financeira, mas também ecológica. Todas as pessoas sabem o quanto é abordado o efeito estufa e como ele tem uma relação direta com o uso de veículos à combustão.

Pensando nesse contexto, uma ótima alternativa não somente para o bolso, mas também para o planeta, é o uso de carros elétricos ou híbridos. No caso dos híbridos, há uma redução significativa no uso de gasolina, e os carros elétricos, que são uma grande aposta para o futuro, são ainda melhores, pois não carecem de qualquer tipo de combustível, necessitando apenas de recarregar a bateria.

Esses veículos são uma ótima solução para quem busca diminuir os gastos em postos de gasolina e também se preocupam com o meio ambiente.

Aprendeu como economizar combustível? Conhece outras maneiras que deixamos de citar? Então não deixe de comentar e compartilhar conosco!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s