Infelizmente, os números referentes a batidas e acidentes fatais no trânsito são altíssimos. É extremamente comum nos depararmos  principalmente nas estradas  com motoristas imprudentes, veículos sem vistorias e até mesmo com pessoas desatentas. Todas essas questões devem ser tratadas com atenção por todos os condutores, pois podem resultar em acidentes graves.

A grande maioria das batidas e acidentes fatais ocorre no período da noite, quando se tem menor iluminação, fazendo com que a visibilidade dos motoristas seja bastante reduzida. Por isso, pode-se afirmar que dirigir carro à noite exige maior atenção e cuidados especiais dos condutores, tanto na cidade quanto nas estradas.

Existem diversos detalhes que devem ser verificados pelos condutores antes de dirigir, mas que, muitas vezes, acabam passando despercebido por cansaço ou desatenção e podem resultar em consequências graves.

Se você tem o costume de dirigir durante o período noturno e preza bastante pela sua segurança e dos demais condutores, este post é pra você! Confira, a seguir, dicas de como dirigir carro à noite e quais cuidados devem ser tomadas para sua segurança!

Verifique os faróis e as setas

Antes de sair dirigindo pelas ruas e estradas à noite, é imprescindível que os motoristas verifiquem os faróis e itens de sinalização do veículo. Deve-se certificar que as setas estão funcionando devidamente, as lanternas e break light estão acendendo quando o freio é acionado e os faróis estão iluminando corretamente.

Esses itens são fundamentais para a segurança: além de iluminarem a pista para os motoristas, servem para sinalizar o veículo para os demais condutores. No caso de motoristas que vão conduzir em estrada, caso exista qualquer lâmpada queimada ou anormalidade no funcionamento, é preciso ir até um mecânico antes da viagem.

Utilize o farol alto com extrema cautela

Que pessoa nunca teve uma experiência ruim com algum condutor utilizando o farol alto de forma imprudente ou erroneamente? Infelizmente, isso é algo comum, principalmente nas estradas. Como todos sabem o quão desagradável é ser incomodado ou até mesmo ter a visão ofuscada com o farol alto no retrovisor ou na direção contrária, é muito importante usar o farol com muita cautela.

Ao dirigir na cidade, ele deve ser utilizado somente para “piscar” para outros condutores para chamar a atenção ou alertá-los de alguma coisa. Nas estradas, eles podem ser utilizados da mesma forma, mas também para iluminar melhor. Nesse caso, sempre que estiver vindo um motorista na direção oposta, reduza o farol imediatamente para não incomodá-lo ou atrapalhá-lo.

Limpe o para-brisa

Trafegar com o veículo com o para-brisa sujo reduz significativamente a visibilidade dos condutores. Por isso, a limpeza dos vidros deve ser sempre algo observado pelos motoristas ao dirigirem à noite. Deve-se utilizar periodicamente o limpador de para-brisa com o jato d’água, e uma ótima dica é usar o sabão do limpador, que permite uma limpeza extremamente eficaz.

Outro ponto que deve ser considerado pelos condutores é a integridade interna do vidro. É extremamente indicado que os motoristas tenham no veículo uma flanela para a limpeza interna do para-brisa. Assim, caso ele esteja sujo, ou embaçado, pode-se limpá-lo imediatamente e garantir a visibilidade à noite.

Evite deixar os vidros embaçados

Um dos fatores que mais prejudica a visibilidade dos motoristas são os vidros embaçados — algo que deve ser tratado com enorme cuidado. É muito comum que isso ocorra em dias frios, ou quando a diferença de temperatura entre o ar externo e interno do veículo é significativa.

Para evitar que isso ocorra, os motoristas devem controlar o ar-condicionado do veículo, direcionando ar quente ou frio para o para-brisa — de acordo com a temperatura externa e interna —, garantindo, assim, que os vidros não fiquem embaçados e a visibilidade seja prejudicada.

Dirija com cautela

Dirigir à noite exige muito mais atenção e cautela dos motoristas. A tão famosa direção defensiva, abordada constantemente nas autoescolas e na mídia, deve ser devidamente seguida pelos motoristas ao dirigirem à noite. Dentre os pontos que carecem de atenção e as atitudes que devem ser seguidas pelos condutores, podemos destacar:

  • não dirigir em altas velocidades;
  • evitar ultrapassagens arriscadas — principalmente nas estradas;
  • deixar a faixa da esquerda para ultrapassagens;
  • sinalizar todas as conversões com setas, piscando faróis e, quando necessário, utilizando os braços;
  • não frear bruscamente ou muito em cima de curvas ou obstáculos;
  • deixar sempre um espaço de segurança entre o veículo da frente;
  • utilizar o farol alto somente quando necessário;
  • não trafegar com as luzes internas do veículo acesas;
  • certificar-se que todos os passageiros estejam utilizando o cinto de segurança;
  • caso esteja com o veículo pesado, deve-se trafegar na pista da extrema direita;
  • nas estradas em caso de qualquer problema deve-se estacionar no acostamento e sinalizar com o triângulo e pisca alerta.

Tudo isso deve ser seguido pelos condutores ao dirigirem à noite. A direção defensiva pode evitar acidentes e garante a segurança dos demais condutores e até mesmo pedestres, sendo de fundamental importância.

Descanse sempre que necessário

O descanso é um dos fatores mais importantes quando se fala em como dirigir carro à noite. Infelizmente, dormir ao volante e a falta de atenção pelo cansaço são umas das maiores causas de acidente no trânsito. É de extrema importância que os motoristas sempre se policiem em relação ao cansaço e, sempre que necessário, façam paradas para descanso e repouso.

Principalmente em viagens noturnas, o descanso é imprescindível, já que um pequeno cochilo ao volante pode levar a acidentes gravíssimos. Portanto, sempre que pegar a estrada à noite, procure descansar. Existem excelentes motéis nas estradas e nos arredores das cidades que possuem excelentes estruturas para os clientes, permitindo que repousem, tenham uma ótima noite de sono e encontrem boas refeições.

Como pôde ser visto, dirigir à noite exige mais atenção dos motoristas e diversos cuidados especiais, mas tudo isso garante a segurança e evita qualquer problema.

Agora que você já aprendeu como dirigir carro à noite e percebeu quais os pontos devem ser cuidados ao conduzir nas cidades e nas estradas, que tal matar a curiosidade e conhecer quais são os modelos mais vendidos nos EUA nos últimos tempos?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s