Morar nos Estados Unidos como imigrante pode ser extremamente desafiador. São muitas novidades e algumas dificuldades, tais como fazer amigos nos EUA. No entanto, quem está disposto a conhecer melhor os hábitos dos americanos e tem flexibilidade para sair da zona de conforto terá mais sucesso em conquistar novas companhias.

Um dos aspectos mais enriquecedores e interessantes da experiência de viver em outro país é o desenvolvimento de uma rede de relacionamentos pessoais e profissionais com pessoas dos mais diversos lugares, com bagagens culturais bem diferentes das nossas.

Fazer amizades com os nativos pode ser complexo, por conta das barreiras do idioma e das diferenças culturais, mas não é impossível. É um esforço que vale a pena, pois os resultados compensam o tempo dedicado a aprender mais sobre a rotina dos americanos. Os Estados Unidos têm uma cultura riquíssima e seu povo é muito mais acolhedor do que podemos imaginar.

Veja, a seguir, 5 dicas de como fazer amigos nos EUA!

Esqueça os preconceitos

É normal, no Brasil, termos uma visão equivocada e até mesmo preconceituosa com relação aos americanos. Independente dos motivos para isso, quando um brasileiro decide morar nos EUA é importante deixar esses preconceitos de lado e se abrir para conhecer a cultura e os costumes locais.

Americanos têm um forte senso de comunidade e sempre buscam ajudar o próximo em momentos de necessidade. Por mais reservados que eles sejam, existe uma compreensão de que, nas adversidades, o importante é a união de esforços. Para se adaptar bem em qualquer lugar, seja receptivo a essa noção, que pode ser um pouco diferente de como nós brasileiros estamos acostumados a viver.

Por mais independentes e determinados que eles sejam, os americanos, de um modo geral, não se esquecem da gentileza. Uma pessoa pode batalhar por seus sonhos e objetivos e construir seu futuro sozinha, mas isso não significa que ela se tornará desrespeitosa com quem está ao seu redor. Sinceridade não é o mesmo que grosseria — portanto, ao conversar com um americano, tente ser sempre gentil e evite a todo custo a agressividade em suas palavras.

Não tenha medo de derrapar no inglês

Quando você não é fluente em um idioma, conversar com um nativo da língua pode ser problemático. No entanto, muitas vezes o medo de errar é desproporcional ao julgamento que outras pessoas farão da sua pronúncia ou vocabulário.

Não sinta vergonha de falar em inglês, mesmo que você ainda não domine totalmente o idioma. Pense que a melhor maneira de aprimorar seus conhecimentos é conversando com nativos e aprendendo com eles não somente a pronúncia de certas palavras, mas também gírias e expressões locais que nem sempre são ensinadas em sala de aula.

Não tenha medo de fazer perguntas e não desanime caso seus colegas façam piadas com a maneira como você fala o inglês. Você ainda está aprendendo e é normal errar. Pense que se eles estivessem aprendendo português, também cometeriam os mesmos deslizes que você comete no idioma deles.

Diga sim aos convites

Se um colega de trabalho te convidar para um churrasco de fim de semana na casa dele, não deixe a oportunidade de fazer novas amizades passar. Aceite o convite e pergunte se tem algo que você precisa levar, como bebidas ou algum prato típico do Brasil.

Confraternizações fora do ambiente profissional são ótimos momentos para conhecer melhor seus colegas e descobrir afinidades. É nessas horas que as pessoas ficam mais relaxadas e abertas para conversar sobre assuntos que normalmente não são abordados no trabalho.

Depois, quando você se sentir à vontade e confiante, convide seus novos amigos para uma festa na sua casa. Mas, não se esqueça: é importantíssimo conhecer bem as particularidades da cultura das pessoas e do lugar onde você mora antes de dar esse passo — assim, você evita o risco de um choque cultural muito grande e diminui as chances de acontecerem situações desagradáveis.

Mantenha-se informado

Ler jornais e revistas e assistir a programas de televisão não são apenas ótimas maneiras de aprender inglês. Também são importantes para manter-se por dentro do que está acontecendo no país e no mundo.

Uma condição essencial para uma boa conversa é ter conteúdo, ou seja, poder tratar de diferentes assuntos à vontade, com qualquer pessoa. Por isso, busque estar sempre bem informado sobre questões relevantes para quem está no seu círculo pessoal ou profissional mais próximo.

Descubra quais assuntos são mais abordados por seus colegas de trabalho e pessoas com quem você convive no dia a dia. Procure veículos confiáveis, como jornais e revistas de grande circulação, e absorva o máximo de informação que conseguir. Você verá que não somente o seu vocabulário vai aumentar consideravelmente, como você também estará mais apto a conversar sobre qualquer tema.

Invista em atividades recreativas

Sempre imaginou como seria legal fazer um curso de produção de cerveja artesanal ou participar de uma excursão a um museu automobilístico? Torne esses sonhos reais e se inscreva em aulas e eventos. É certo que você vai encontrar pessoas com as mais diversas bagagens culturais e ter mais possibilidades de expandir seu círculo social.

Se você curte praticar esportes, matricule-se em uma aula semanal no clube mais próximo. É uma forma de manter-se ativo e socializar com um grupo fixo de pessoas, o que aumenta as chances de conhecê-las mais a fundo e, assim, fazer amizades mais duradouras.

Consulte as agendas culturais da sua cidade e procure eventos como os pub crawls (as famosas “baratonas”, ou maratonas de bar em bar), que são excelentes oportunidades para conhecer novas pessoas e se divertir e relaxar. Grandes amizades podem surgir desta maneira!

Dica extra: deixe a timidez em casa

É claro que, para seguir todas essas dicas, um ingrediente essencial é não ser tímido. Saia de casa, converse com estranhos (mas sempre zelando por sua segurança), participe de festas e encontros. Não perca oportunidades de socializar. Você vai ver que fazer novas amizades pode ser mais simples do que imaginava.

Quais são as suas dicas de como fazer amigos nos EUA? Tem alguma história de grandes amizades que nasceram depois que se mudou para o país? Conte sua experiência nos comentários

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s