Você é daqueles que sempre sonharam em ter um carrão e agora que atingiu esse objetivo quer aprender a cuidar dele da melhor forma? Esse processo de aprendizado é natural, sendo que é normal que algumas questões surjam ao longo do caminho!

É por isso que nesse artigo falaremos sobre um assunto que muitas pessoas ainda têm dúvida: como lavar o motor do carro. Explicaremos a importância de realizar esse procedimento e também mostraremos um passo a passo para fazê-lo da melhor forma. Confira!

A importância desta prática

A primeira dúvida que costuma surgir quando esse assunto vem à tona é se realmente é permitido lavar o motor do seu veículo. E a resposta é sim! Não é só permitido, como também é necessário. Além de manter o motor do seu veículo limpo e brilhante pela questão estética, outros fatores também ressaltam a importância da lavagem. Veja alguns dos benefícios que essa prática traz:

  • aumenta a vida útil do motor;
  • evita que a poeira e a sujeira atrapalhem o funcionamento elétrico e mecânico do motor e também sua refrigeração;
  • evita que componentes do motor oxidem;
  • facilita reparos e manutenções;
  • preserva o valor do veículo.

A lavagem do motor deve ser realizada com bastante cuidado e exige um pouco mais de tempo do que o de costume para lavar o seu carro. Mas a boa notícia é que não é necessário nem se deve realizá-la com frequência. De uma a duas vezes a cada dois anos é suficiente.

Os melhores modos de fazer a lavagem

A atenção e o cuidado são fatores que não devem ser deixados de lado no decorrer de todo esse procedimento. Caso contrário, uma distração pode gerar alguns aborrecimentos. Existem dois métodos que você pode utilizar para lavar o motor: com jato de água ou lavagem a seco.

No primeiro caso, deve-se tomar muito cuidado, pois alguns componentes eletrônicos podem ser danificados caso o jato de água com pressão incida sobre eles. É necessário então envolver com um saco plástico todas as peças eletrônicas que possam ser atingidas, como o módulo de injeção eletrônica, o módulo do ABS, alternador, bobina e bateria.

Outra boa alternativa, também com o uso de água, que pode tornar a limpeza menos trabalhosa é utilizar uma máquina de vapor d’água. O vapor quente vai facilitar na remoção da sujeira que fica impregnada no motor.

A segunda opção é a mais recomendada. Na lavagem a seco os componentes eletrônicos não correm risco de sofrerem danos com a pressão do jato. Além disso, não é necessário se preocupar em cobrir esses componentes. Por fim, você ainda ajuda o meio ambiente economizando água. Alguns itens podem auxiliar na tarefa de lavar a seco o motor do veículo. São eles:

Um passo a passo de como lavar o motor do carro

1. Espere o motor esfriar

Você não vai querer se queimar e interromper a lavagem do seu motor já no primeiro passo, não é mesmo? Então só realize a lavagem quando o motor estiver desligado e frio. As temperaturas no motor são bem elevadas e podem causar queimaduras.

2. Comece pelo capô

Agora que você vai iniciar a limpeza, utilize as luvas para proteger sua mão de possíveis cortes e dos produtos químicos que serão utilizados. O primeiro local a ser lavado é a parte interna do capô. Como a sujeira que cair poderá sujar as partes que ficam em baixo, é melhor começar por cima para não ter que fazer o trabalho duas vezes.

Aplique um produto de limpeza, como o desengordurante, e esfregue com a escova para retirar a sujeira impregnada. Por fim, passe a toalha de microfibra para retirar a sujeira e o excesso do produto utilizado.

3. Retire os resíduos e sujeiras superficiais

Observe a parte superior do motor e seus componentes. Nessa região é bastante comum que se acumulem folhas e outros detritos. Retire toda essa sujeira antes de iniciar o trabalho pesado. Se você tiver uma pistola de ar comprimido em casa, essa tarefa pode se tornar mais prática e rápida.

4. Limpe o motor

Chegou a hora do trabalho duro! É no bloco do motor que se encontram as sujeiras mais difíceis de remover. Aplique o desengordurante em todo o motor e espere cerca de 5 minutos até que ele comece a atuar nas impurezas. Em seguida, utilize a toalha para limpar o excesso de sujeira.

Em alguns lugares a sujeira não sairá tão facilmente, então use a escova pra esfregar bem essas áreas. Para acessar locais de difícil acesso, você pode utilizar o pincel como uma alternativa. Por fim, use mais uma vez a toalha de microfibra para retirar completamente toda a sujeira restante.

5. Siga para os componentes

Essa etapa é delicada e deve ser realizada com cautela. Você pode utilizar um pano úmido e outro pincel para realizar a limpeza dos componentes que se conectam ao motor, como os cabos de peças eletrônicas, velas e correias.

Na região da bateria e em materiais plásticos que estejam com bastante graxa, é indicado que se use um descarbonizante para facilitar a limpeza. Em seguida, passe uma toalha de microfibra para tirar o excesso. Não utilize esse produto para retirar a graxa de rolamentos (nesse local ela é necessária) nem em borrachas de vedação, pois elas vão ressecar com o tempo.

Já nos componentes elétricos, utilize o WD-40, limpe com um pincel e finalize passando novamente a toalha de microfibra.

6. Finalize com a parte dianteira

Para dar um acabamento, você ainda pode limpar o local que fica na frente do motor, onde o capô encaixa quando está abaixado. Use o desengordurante e logo em seguida passe a toalha para tirar a sujeira. Pronto! Agora você já sabe como lavar o motor do carro. Se ainda ficou alguma dúvida após ler esse artigo, veja este vídeo, ele é bem detalhado e pode lhe ajudar.

Com o veículo limpo e bem conservado nada melhor do que sair por ai e aproveitar o passeio com o seu carrão, não é mesmo? Então não perca tempo e confira agora mesmo o guia definitivo para dirigir nos Estados Unidos com segurança. Enjoy it!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s