Engana-se quem acha que o cinema não explora o universo automotivo. Ao longo da história, muitos filmes sobre carros foram sucesso de bilheteria e conquistaram uma legião de fãs com cenas eletrizantes, velocidade e o principal para quem ama histórias sobre automóveis: muita adrenalina.

Não é à toa que diversos títulos lançaram tendências e ainda inspiraram diversas pessoas a investir mais em seus veículos e a valorizá-los mais. Por essa razão, listamos cinco produções que você não pode deixar de ver. Confira!

1. Rush — No Limite da Emoção (2013)

A nossa primeira sugestão de longa é Rush — No Limite da Emoção, uma produção que se baseia em dois grandes pilotos da Fórmula 1 nos anos 70: James Hunt e Niki Lauda, aqui interpretados, respectivamente, por Chris Hemsworth e Daniel Brühl.

Ambos tiveram uma trajetória de sucesso marcada por uma forte rivalidade devido aos seus métodos de treino e, principalmente, à sua forma de ver a vida. Enquanto Niki prezava pelo metodismo e pela descrição em tudo que fazia, James sempre foi mais festivo e agressivo.

Durante o filme, vemos como a competitividade entre ambos resultou em diversos recordes, impasses e inúmeros riscos de vida aos quais ambos se submetiam constantemente em busca de mais vitórias.

Tudo isso até 1976, quando houve o GP do Japão e ambos tiveram o seu embate definitivo, considerado por muitos como um dos maiores duelos do esporte, capaz de deixar o mundo todo atento às pistas.

2. Se Meu Fusca Falasse (1968)

Em uma lista de filmes sobre carros, não seria possível deixar de fora esse clássico, não é verdade? A produção de 1968 foi tão bem-sucedida e importante para retratar o amor que muitos têm pelo seu veículo que deu origem a diversos filmes do mesmo gênero entre os anos 1970 e 2000.

Mas esse primeiro filme tem uma história especial, pois nos apresenta um fusca branco chamado Herbie, que é deixado de lado por seu antigo e nada confiável dono em uma pequena loja de carros de uma cidade por não ser considerado bom o suficiente.

No entanto, o automóvel acaba sendo adquirido por Jim Douglas (Dean Jones), um piloto de corridas que, ao contrário de muitos, não o ignora e decide levá-lo para que seu amigo Tennessee Steinmetz (Buddy Hackett) realize algumas melhorias nele.

Por ser tratado bem, o fusca — que tem personalidade própria — resolve retribuir os cuidados e começa a ajudar Jim a vencer diversas corridas das quais ambos participam. É aí que Peter Thorndyke (David Tomlinson), o ex-dono de Herbie, decide intervir e prejudicá-los para que não vençam mais nenhum campeonato.

3. Senna (2010)

Entre as nossas sugestões de filmes sobre carros não poderia faltar, é claro, um documentário intenso que prestigia um dos maiores ídolos brasileiros, que marcou toda uma geração: Ayrton Senna.

Na produção, acompanhamos sua trajetória na Fórmula 1, desde o momento em que despontou no GP de Mônaco, em 1984, mesmo largando em 13º lugar e competindo com grandes pilotos da época, como Nelson Piquet, Alain Prost e Corrado Fabi.

Ao longo de quase duas horas, somos apresentados a outros momentos marcantes do piloto em sua ascensão meteórica no automobilismo que, infelizmente, foi interrompida por uma terrível colisão no GP de San Marino em 1994. Este acidente serviu posteriormente para reformular os procedimentos e as medidas de segurança da competição, a fim de evitar outras vítimas fatais.

Além disso, o filme conta com participações especiais dos seus antigos concorrentes, em especial Prost e Piquet, e de outros grandes nomes, como Gerhard Berger, Nigel Mansell e Michael Schumacher, que trazem algumas revelações sobre os bastidores das corridas e os problemas enfrentados na competição.

4. Thunderbolt — Ação Sobre Rodas (1995)

Estrelado por ninguém menos do que Jackie Chan, Thunderbolt — Ação sobre rodas é um filme que mistura ação, comédia e muita adrenalina.

O enredo gira em torno da vida pacata de Chan Foh (Jackie Chan), um mecânico que comanda sua própria oficina e acaba sendo procurado por uma gangue para turbinar alguns automóveis para algumas corridas ilegais que ocorrerão na cidade.

Por se negar a ajudar e ainda auxiliar a polícia local a rastrear os grandes nomes do grupo, suas irmãs mais novas acabam sendo sequestradas por Warner Krugerman (Thorsten Nickel).

Para conseguir salvá-las, ele precisará de muito mais do que coragem, pois será necessário participar de uma disputa com o líder dos criminosos, que é conhecido por ser imbatível.

Para isso, ele usará todo o seu conhecimento sobre veículos e a paixão que tem por eles para garantir a vitória e conseguir desmantelar toda a quadrilha sem que sua família sofra nenhum mal.

5. Velozes e Furiosos (2001-2017)

Por fim, mas não menos importante nesta lista de filmes sobre carros, está Velozes e Furiosos, uma das produções mais veneradas por quem é apaixonado por automóveis.

Tudo começou ainda em 2001, quando o primeiro longa mostrava uma gangue de Los Angeles que participava de corridas ilegais nas ruas da cidade lideradas por Dominic Toretto (Vin Diesel).

Por estar envolvido em um suposto roubo de equipamentos eletrônicos, o grupo se torna alvo das investigações do detetive Brian O’Conner (Paul Walker). Porém, o que ele não podia imaginar é que ao se infiltrar nesse novo mundo ele se apaixonaria pela velocidade e, principalmente, pela adrenalina.

A partir daí, a história ganhou novos rumos e não houve apenas uma continuação, mas sim sete! Nesse intervalo de 16 anos, a franquia tem explorado novas locações em outros países, passando inclusive pelo Brasil.

A oitava sequência da franquia esteve em cartaz recentemente e a produção para um nono filme já está em andamento, com previsão de lançamento para 2019.

Como você viu, não faltam grandes produções — inclusive franquias — na história do cinema para quem é apaixonado por adrenalina e muita velocidade. Por isso, aproveite seu tempo livre, prepare a pipoca e curta nossas dicas de filmes sobre carros!

E se você tem outro longa que queira sugerir, deixe seu comentário e compartilhe-o com a gente!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s