Quem já visitou ou então mora nos EUA sabe que se locomover sem alguma forma de orientação é praticamente impossível. São inúmeras ruas, com diversas entradas e saídas de Highways, que podem levar o condutor ao erro e aumentar a distância da viagem consideravelmente.

Hoje, é possível encontrar aparelhos de GPS nos EUA por um baixo valor e capazes de fornecer ótimas orientações de navegação. Além disso, um GPS possui mapas salvos em seu sistema, no modo offline, que não vão lhe deixar na mão — ao contrário dos celulares quando perdem o contato com o sinal.

Pela grande quantidade de dispositivos disponíveis, fica até complicado fazer uma escolha. Por isso, neste artigo, vamos revelar como escolher um bom GPS e como usá-lo nos EUA. Além disso, ainda vamos esclarecer a diferença entre eles o os aplicativos.

Alugar não sai mais barato?

Antes de tudo, uma dúvida muito recorrente deve ser esclarecida. Se por algum motivo você tiver a escolha de alugar um GPS, em vez de comprar, não seria a melhor opção?

Por mais que o valor de um aluguel de GPS seja bem menor do que o seu valor total, acredita-se que, dependendo do aparelho, o aluguel já se equipare ao preço de venda dentro de uma a duas semanas de uso.

Dessa forma, se você vive nos EUA, não há dúvidas quanto a melhor opção, não é mesmo?

Aplicativos de smartphones não realizam a mesma função?

Existem muitas opções de aplicativos de navegação por meio de GPS nos celulares de hoje. Realmente, é uma dúvida que surge e que, às vezes, pode até valer a pena. Se você usar pouco o GPS, e só utilizar para tirar poucas dúvidas de trajetos, essa pode sim ser uma opção.

Por outro lado, se você estiver buscando um dispositivo para uso diário, para utilizar em viagens e com uma frequência regular, o GPS com certeza é a melhor opção. Veja as vantagens ao se optar pelo uso do GPS:

  • melhor serviço de mapas e rotas;
  • não se paga pelo uso;
  • não depende de sinal;
  • economia de bateria do celular;
  • aumento da vida útil da bateria do celular;
  • ótima interface.

Quem já teve a oportunidade de usar um bom GPS sabe que os mapas e rotas desses aparelhos são excelentes. Os mapas são atualizados constantemente assim como os estabelecimentos inseridos no GPS.

Uma vez que você comprou o GPS, não terá mais nenhum custo atrelado ao seu uso, diferentemente dos aplicativos que precisam de dados de internet para serem atualizados e para funcionar. Além disso, o app só vai funcionar quando o sinal da operadora for encontrado.

Como comentado anteriormente, a bateria do celular também sofre bastante quando utilizamos o smartphone como se fosse um GPS. A vida útil da bateria cai drasticamente, sendo necessário que a troque antes do previsto.

Por fim, a interface do GPS permite que você realize alterações na tela, podendo escolher os itens que vão ser exibidos. Este é um ponto bastante elogiado pelos usuários desse aparelho.

Como escolher o seu GPS nos EUA?

Com tantas opções de marcas e modelos disponíveis, na hora de realizar a compra do seu GPS é preciso ter atenção e seguir algumas dicas que preparamos para você.

Antes de ir às compras, é importante que você realize uma pesquisa por meio das grandes lojas que vendem esses artigos. Os sites do Best Buy, Walmart, Kmart e Target são alguns dos que você pode visitar e realizar uma pesquisa de preço.

Outra vantagem de se fazer uma pesquisa prévia é que você pode, ainda, ler as avaliações dos produtos que lhe interessaram, auxiliando na opção pelo melhor item.

Após a escolha ou até em caso de dúvida, visite o site do fabricante e veja todas as funcionalidades disponíveis, para que você o utilize da melhor forma possível. Algumas marcas de boa qualidade nos EUA são:

  • Garmin;
  • Multilaser;
  • TomTom;
  • Aquarius;
  • Midi;
  • Foston.

Os acessórios também podem ser úteis no seu dia a dia e não possuem um preço elevado.

Ter uma capa para transportar o aparelho pode aumentar sua vida útil e manter a boa aparência do dispositivo. O cartão de memória é outro dispositivo necessário para salvar os mapas e as informações dos locais por onde você deseja transitar. Fique atento ao modelo do seu GPS, para comprar um cartão que seja aceito por ele.

Se quiser ir para fora dos EUA com o seu GPS, é bom verificar antes se os mapas daquela localidade já estão baixados no seu aparelho. Se ainda não, isso pode ser realizado por meio do site do fabricante. É possível que esse serviço seja fornecido gratuitamente.

Em alguns casos, o GPS já vem com um suporte por meio de sucção, que deve ser montado no para-brisa do veículo. Se você não quiser deixar o seu GPS à mostra, compre uma base de montagem portátil por fricção. Com esse acessório, você não precisa deixar seu GPS visível e ainda realiza a montagem e desmontagem em segundos.

Como usar o seu GPS?

O primeiro passo para usar o seu GPS é instalar o suporte no veículo. Realize essa etapa pensando na segurança do aparelho. Instale-o em um local com uma boa aderência, onde o GPS não corra o risco de sofrer uma queda e quebrar logo no início.

Ao instalar o GPS no suporte, conecte-o a uma fonte de energia por meio do cabo de alimentação. É recomendado que se utilize o aparelho sempre dessa forma, para que a bateria não venha a acabar no meio de um trajeto.

Você pode escolher o idioma de preferência. Se preferir o português, faça a modificação nas configurações do aparelho.

Em seguida, já é possível colocar um local de destino e testar o seu aparelho. Se você sentir dificuldades, peça ao vendedor para lhe auxiliar nessa etapa inicial. Leve o GPS até a loja e peça para ele lhe dar algumas dicas. Outra saída é consultar o manual de instruções.

Para não chamar a atenção e até para protegê-lo do sol, guarde seu aparelho sempre que deixar o veículo. A fácil montagem e desmontagem dos suportes tem justamente esse objetivo. Então, ao sair do veículo, guarde o dispositivo no porta-luvas do carro.

Por fim, você pode utilizar o aparelho fora do seu veículo. É possível escolher a opção de caminhada e estimar os tempos de deslocamento ao andar a pé. Além disso, o GPS pode ser utilizado para informar o local em que o veículo foi estacionado.

Com todas essas dicas, você já pode escolher o seu GPS e usá-lo da melhor forma pelas estradas do EUA. Ficar perdido agora não será mais um problema, e você poderá aproveitar as suas viagens e outros deslocamentos com maior tranquilidade.

Gostou de saber como escolher e usar um GPS nos EUA? Se ainda tiver alguma dúvida ou souber mais dicas e novidades para compartilhar com a gente, deixe seu comentário!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s