Por causa da indústria cinematográfica, vários veículos ficaram conhecidos e deixaram marca por onde passaram, completando o contexto do filme e fazendo parte das histórias dos personagens.

Muitos deles roubaram a cena e chamaram mais atenção, tornando-se objeto de desejo dos espectadores apaixonados por carros, que sonhavam em sair por aí pilotando os automóveis das telonas.

Para conhecer ou relembrar alguns modelos que foram grandes estrelas da Sétima Arte, listamos a seguir 11 memoráveis carros do cinema. Acompanhe!

1. Batmóvel

O Batmóvel era o veículo mais famoso do homem-morcego, com inúmeras versões desde os anos 60. No entanto, foi em 1989 que o automóvel teve a sua versão mais emblemática. E o filme? Batman Returns, dirigido por Tim Burton.

Projetado na base de um Chevrolet Impala, no lugar do motor o veículo recebeu uma turbina de avião e, na traseira, uma chama de fogo que era acionada cada vez que o herói acelerava. Esse detalhe foi o mais marcante da película.

2. Ecto-1

Equipado com adesivos e diversos materiais para enfrentar os seres de outro mundo, o Cadillac Miller Meteor Ambulance de 1959 foi um dos personagens do filme Os Caça-Fantasmas, um clássico dos anos 80. 

A viatura de emergência desfilava pela cidade com seu design marcante, tendo como principais características a carroceria com mais de 5 metros de comprimento e a traseira em formato de rabo de peixe. Além disso, o Ectomóvel  como também era conhecido  tinha motor V8 de 325 cavalos de potência de 6,4 litros e câmbio automático com 3 marchas.

3. DeLorean DMC-12

Muito mais do que um carro no filme De Volta para o Futuro, de 1985, o veículo conduzido pelo cientista Dr. Brown e seu amigo Marty McFly, era uma verdadeira máquina do tempo. Com capacitor de fluxo, o veículo utilizava como combustível o elemento químico plutônio, que se convertia em energia e tornava possível a viagem para décadas passadas.

As portas do veículo tinham formato de asas e se abriam para cima, dando uma imagem futurista ao DeLorean. Já a carroceria — constituída por aço inoxidável — resistia às diversas variações de temperatura que as viagens no tempo poderiam oferecer.

4. Christine

Um belo Plymouth Fury vermelho e branco de 1958 comprado por Arnie Cunningham se tornou o protagonista do filme Christine – O Carro Assassino, de 1983.

O modelo Plymouth tinha uma carroceria única de teto rígido, com motor V8 Golden Commando de 5,75 litros. Um dos itens mais interessante era a injeção eletrônica de combustível, que resultava na potência de 305 e 315 cv e atingia 96 km/h em apenas 7,5 segundos.

Na história, o modelo precisava de alguns reparos e chamou a atenção do adolescente Arnie, que se apaixonou pelo veículo e decidiu restaurá-lo. No entanto, o automóvel tinha um passado sombrio e aparentemente era possuído por um espírito, que passou a perseguir e matar as pessoas.

5. Ford Gran Torino

No drama Gran Torino, dirigido e estrelado por Clint Eastwood em 2008, o carro-título é do veterano de guerra e ex-funcionário da Ford Walt Kowalski (Clint). O modelo clássico de 1972 é impecável e permanece guardado na garagem como relíquia durante a maior parte do filme, pelo conservador aposentado.

Não é para menos: o cupê (um estilo de carroceria) tinha motor 5.0 V8 a gasolina, com tração traseira e velocidade que podia chegar a 171 km/h.

6. Aston Martin DB5

Em 1964, o filme 007-Contra Goldfinger levou para as telas o sofisticado carro Aston Martin DB5, pilotado pelo agente secreto mais famoso do mundo: James Bond (Sean Connery).

O modelo era equipado com diversos artifícios, como assento ejetável, lançador de óleo, metralhadoras, radar e cortina de fumaça, que eram acionados contra quem ousasse perseguir o espião.

7. Herbie

Quem já teve a vontade de ter um carro com personalidade própria, não vai se esquecer do famoso e simpático Herbie. Lançado pela Disney em 1968, o filme Se Meu Fusca Falasse tem como personagem principal um fusca branco com rodas largas, pneus esportivos, listras brancas, vermelhas e azuis, além do número 53 na carroceria e no capô.

Herbie era um fusca temperamental e desprezado que foi comprado pelo piloto de corridas falido Jim Douglas, que graças ao simpático carro conseguiu vencer provas e voltar ao topo.

8. Eleonor

Outro belíssimo modelo entre os carros do cinema é o Mustang Shelby GT500 de 1967, cuja réplica foi produzida especialmente para o filme 60 Segundos, de 2000.

Eleonor era um veículo cobiçado pelo ladrão de carros Randall Memphis Raines (interpretado por Nicolas Cage), que precisa roubar 50 automóveis em apenas uma noite, e um deles era o Mustang, que foi o foco das ações.

9. Bumblebee

Cobiçado por diversos espectadores, o Camaro amarelo com listras pretas é o carro mais emblemático da franquia Transformers, cujo primeiro filme foi lançado em 2007. No longa, o automóvel é um robô alienígena da espécie Autobots, que lutavam contra os também carros-alienígenas Decepticons.

Bumblebee foi adquirido por Sam (Shia LaBeouf) e tinha a capacidade de se comportar como um carro comum ou se transformar em um gigante robô.

10. Cachorro Móvel

Considerado um dos carros mais bizarro da lista, o Ford Econoline de 1984 do filme Débi & Loide – Dois Idiotas em Apuros, de 1994, foi adaptado para que tivesse o formato de um cão. O veículo utilizado pertencia à linha de vans da Ford e tinha 2 metros de altura e 5,25 de comprimento, com um potente motor de 6 cilindros.

Débi, um dos protagonistas, trabalhava com os animais e, apaixonado por eles, modificou seu veículo para deixá-lo com características de cachorro. No entanto, ele e seu amigo Loide perdem o emprego e decidem se aventurar viajando pelos Estados Unidos com o seu inconfundível dog-móvel.

11. Chevy Monte Carlo

Usado para transportar os personagens do filme Dia de Treinamento, de 2001, o Chevy Monte Carlo de 1979 se destacou na ação policial. Um carro de luxo com carroceria cupê de duas portas e cor preta era conduzido por Denzel Washington e Ethan Hawke durante as investigações pelas ruas de Los Angeles.

Com tantos automóveis que ganharam destaque na produção hollywoodiana fica até difícil escolher um para dar um passeio, não é mesmo? Seja em filmes de comédia, drama ou ação, os carros do cinema roubaram muitas cenas e se tornaram verdadeiros protagonistas de seus respectivos filmes.

Tanto é verdade que, mesmo que não tenhamos assistido ao longa de cada modelo, conhecemos alguns desses carros. Ou vai dizer que você nunca ouviu falar no Batmóvel, no Herbie ou no DeLorean? 

Gostou de relembrar e conhecer alguns carros do cinema que foram grandes sucessos? Então compartilhe este artigo nas suas redes sociais para que outras pessoas se encantem com a beleza desses automóveis e  por que não?  sonhem em adquirir um modelo semelhante!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s