Ele surgiu como uma alternativa ao clássico motor de combustão e é uma grande tendência no mercado automotivo. O carro elétrico promete uma relação mais sustentável com o meio ambiente e, por isso, já é considerado uma das invenções mais importantes para o futuro.

Nos últimos anos, vimos essa ideia se fortalecer, e várias pesquisas surgirem com o objetivo de aperfeiçoar os protótipos elétricos e tornar mais viável a produção desses novos modelos de carro.

Quer saber tudo sobre essa novidade que vem ganhando cada vez mais espaço? Então continue lendo este post!

Entenda como funciona um carro elétrico

Em contraposição ao motor que se move por combustão interna e depende de combustíveis fósseis, esse carro usa a eletricidade como força motriz. A maioria dos modelos que existem atualmente funciona a partir de baterias, mas há pesquisas também utilizando o hidrogênio como base energética.

O investimento atual tem sido no aperfeiçoamento da bateria para melhorar sua capacidade. A autonomia do carro elétrico tem uma média de 100 a 200 quilômetros, variando de acordo com o tipo de veículo e com o modo de condução do motorista. A vida útil da bateria costuma ficar entre 160 mil e 200 mil quilômetros.

Veja as diferenças entre o sistema elétrico e o tradicional

Os carros convencionais usam os combustíveis fósseis como fonte de energia e funcionam por um motor de combustão interna. Em seus cilindros, acontece a mistura do combustível com oxigênio e faíscas, o que gera explosões. São elas que impulsionam o motor do carro para funcionar. Esse sistema, além de produzir ruídos, emite gases poluentes na atmosfera — principalmente gás carbônico.

Já no carro elétrico, o motor é impulsionado por uma bateria, que é recarregável pela rede elétrica. O módulo de controle do veículo recebe a informação do acelerador e gerencia a reserva da bateria, fazendo o motor funcionar. Para ser capaz de movimentar o veículo, a bateria pesa em torno de 200 quilos.

Diferentemente dos automóveis tradicionais, o carro elétrico só tem 2 marchas: uma convencional e a ré. Além disso, o sistema de freios é inteligente: uma parte do calor gerado no atrito entre o disco e as pastilhas de freio é transformada em energia que recarrega a bateria.

O investimento na construção de veículos elétricos tem crescido e, atualmente, existem muitos protótipos de carros (e até de ônibus!) funcionando assim. Ainda há necessidade de pesquisa nessa área para baratear os custos de produção e manutenção.

No mercado atual, existem também os veículos híbridos. Esses carros têm, ao mesmo tempo, o motor de combustão e o motor elétrico. A relação entre eles funciona da seguinte maneira: a combustão é usada para a saída do carro, que depois passa a funcionar pela eletricidade. No caso de acabar a autonomia de bateria, o veículo volta a recorrer ao motor de combustão. Essa já é uma tecnologia muito usada em alguns países.

Saiba como essa ideia surgiu

Uma curiosidade para quem estiver achando que a tecnologia dos motores elétricos é muito recente: o 1º automóvel a funcionar por bateria foi construído no ano de 1881, na França. É verdade que se tratava de uma charrete, mas nascia ali o protótipo de motor elétrico para veículos.

Desde aquela época, os principais desafios para o funcionamento desse modelo eram a autonomia da bateria e a capacidade do motor. As pesquisas foram se desenrolando em diversos países e a década de 1900 marcou muitas conquistas nos Estados Unidos, país que até hoje tem a maior tradição em investimento e uso desses tipos de carro.

Conheça as vantagens e as desvantagens do carro elétrico

O 1º ponto positivo do motor elétrico é, com certeza, a sustentabilidade. Em comparação com os motores de combustão, o carro elétrico tem um impacto muito menor no meio ambiente, minimizando a emissão de gases.

Outra grande qualidade dessa tecnologia é permitir nossa independência em relação aos combustíveis fósseis, que são fontes energéticas poluentes e não renováveis — o que pode, algum dia, gerar um colapso no planeta.

Além de diminuir o nível de poluentes no ar, o motor elétrico zera a poluição sonora, já que outra vantagem dele é o silêncio. Diferentemente dos motores à combustão, o uso da eletricidade não produz ruídos. Como dispensa o pedal da embreagem e a troca de marchas, dirigir esse carro é, também, uma experiência mais confortável.

As vantagens não param por aí! Você sabia que os motores elétricos são mais eficientes do que os tradicionais? Eles podem percorrer distâncias até 10 vezes maiores do que um veículo movido à gasolina com o mesmo gasto energético. Enquanto esse motor utiliza no máximo 0,23 kWh por quilômetro, o motor de combustão usa 0,98 kWh.

Além de ser mais eficiente, a energia elétrica é mais barata que o abastecimento com gasolina e outros combustíveis! O carro elétrico também tem menor custo na manutenção, já que o motor tem menos peças móveis e não precisa de trocas de óleo frequentes.

Com tantos pontos positivos, o que dificulta o avanço dessa tecnologia no mercado? Uma das maiores desvantagens é o preço do veículo. O alto valor de saída faz com que ele não seja uma opção viável para a maioria da população. As pesquisas atuais se organizam com o objetivo de mudar essa realidade.

Outros desafios estão ligados às características da bateria. Para chegar ao nível de autonomia atual, esse componente acaba pesando muito e atrapalhando a modelagem e eficiência do carro. Além disso, o alto custo da bateria, aliado à baixa vida útil, aumenta muito os gastos com substituição dessa peça. O carregamento também é um ponto negativo, pois, em uma tomada de 220 volts, ele pode demorar de 6 a 8 horas.

Agora você tem todas as informações sobre o carro elétrico! Conhece seu histórico, o funcionamento do motor e as principais vantagens e desvantagens. O desenvolvimento dessa ideia depende de mais avanços científicos, mas a previsão é que seu uso cresça cada vez mais nos próximos anos.

O que achou dessa novidade? Deixe seu comentário no post!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s