A hora da baliza para estacionar o carro pode significar uma afobação sem fim para muitos motoristas. No entanto, aprender como fazer uma baliza perfeita é muito mais fácil do que as pessoas pensam: basta descobrir técnicas infalíveis, que você vai aprender neste post, para estacionar em qualquer local sem problemas.

Depois de conhecer as dicas, é só praticar um pouco os ensinamentos que logo, logo, colocar o carro em uma vaga vai ser bem mais simples do que você pode achar hoje. Se tiver equipamentos de auxílio, com sensor e câmera de ré, tudo fica ainda mais fácil. Descubra os segredos agora!

Analisando a vaga

Tudo começa ao entender se o carro onde você está vai encaixar na vaga que encontrou. Não adianta ficar suando frio, virando o veículo para lá e para cá se o espaço não for suficiente ou muito apertado.

Para isso, pare ao lado da vaga e veja o quanto sobra na frente e atrás. O ideal é que haja um pouco de folga para que seja possível manobrar para frente e para trás, tanto para entrar no local como também para a hora da saída. 

Algumas vezes, uma vaga muito pequena pode até permitir que o automóvel entre, mas, na hora de tirar do estacionamento, fica difícil esterçar. O resultado de muito aperto pode ser a ocorrência de pequenas colisões.

Alinhando o veículo

Ao saber como fazer uma baliza perfeita, você vai notar que conseguir estacionar o carro entre obstáculos (que podem ser outros dois automóveis) não é tão complicado como pode parecer. Mesmo sem o uso de tecnologias, basta seguir algumas regras para ter êxito na tarefa. Vamos agora ao segundo passo das dicas, que é alinhar o seu veículo para prepará-lo para esterçar o volante.

Depois de medido o espaço, o próximo passo envolve passar um pouco adiante da vaga. Alinhe seu veículo com o que está parado à frente do espaço pretendido para estacionar. Uma dica é observar pelo espelho lateral se o eixo traseiro do seu carro está alinhado com o para-choque do automóvel ao lado.

Outra forma de medir isso é parar bem ao lado desse veículo à frente da vaga, e, antes de começar a manobrar, tocar um pouco para frente apenas para abrir o espaço necessário na hora de esterçar o volante.

Começando a manobra

Depois de fazer tantas medições e estimativas, chegou a hora de esterçar o volante completamente para o lado da calçada e engatar a marcha à ré.

Depois de engatado, vá devagar e fique atento à frente do carro para tentar identificar o momento em que o seu farol dianteiro vai ficar alinhado com o veículo a sua frente. Ao alinhar, desengate e pise no freio: você completou mais uma etapa da baliza!

Nessa fase, existe um artifício que muitos motoristas chamam de “truque do retrovisor”. Algumas vezes, instrutores de autoescola também mencionam essa tática para quem está aprendendo a dirigir.

O truque do retrovisor nada mais é que, com o seu carro parado e esterçado, verificar se pelo retrovisor lateral você consegue enxergar o farol da frente do carro que está atrás de você. Se sim, esse é o indicativo que o ângulo que colocou no seu veículo vai permitir que ele encaixe na vaga com mais tranquilidade.

Entrando na vaga

Aplicado o truque do retrovisor, o próximo passo é voltar com a marcha à ré e virar o volante totalmente para o lado contrário da calçada, permitindo que o veículo comece a entrar no espaço.

Novamente, não se apresse em acelerar o carro demais. Vá com calma e devagar para permitir que você possa observar o movimento do veículo. Mantenha-se atento aos retrovisores laterais para ver a distância da roda para a calçada e também o retrovisor central, que permite observar a distância que te separa do automóvel na sua traseira.

Essa etapa da baliza pode ser considerada a mais difícil, mas praticamente garantirá que o carro fique dentro do estacionamento desejado, visto que essa é a hora em que você vai fazer seu carro caber de fato na vaga.

Seguir devagar também vai permitir perceber que a sua roda traseira pode encostar no meio-fio, o que funciona como um indicativo que você chegou ao limite da manobra e que já é hora do próximo passo. Outra situação é perceber que encostou no carro que está atrás de você: não é o correto, deve ser evitado, mas encostar (e só encostar) não prejudica nenhum dos dois veículos. Só não tente continuar seguindo de ré para forçar o choque.

Endireitando a posição do carro

O momento decisivo, que ainda mantém a tensão para quem não é afeito a fazer baliza, é agora. O seu carro já está estacionado na vaga: falta apenas alinhá-lo. Para isso, desengate a marcha à ré, passe para a primeira e mexa na direção de forma que ela permita que o seu carro possa ficar alinhado para frente.

Siga devagar e mantenha atenção na embreagem e no acelerador. Como parte de toda a tensão para os menos experientes está chegando ao fim, pode ser que a pessoa relaxe muito e descuide da embreagem, o que faz o carro afogar. Por isso, mantenha a ansiedade sob controle para concluir sua baliza de forma correta.

Fazer uma baliza perfeita não é tão complicado assim. Com a prática, todos esses movimentos descritos agora vão se tornando mais instintivos, o que permite fazer tudo com mais agilidade. Contudo, por enquanto, se ainda a prática não é tão grande, procure fazer as manobras com calma, sem afobação.

Outros motoristas podem estar atrás, mas eles também fazem baliza e alguém sempre precisa esperar. Em situações do tipo, é importante sinalizar que você está em processo de estacionamento. Para isso, dê seta para o lado que vai entrar na vaga e deixe quem está atrás de você avisado. Outra dica é não parar o carro de uma vez ao achar um estacionamento. Freadas bruscas podem causar colisões traseiras.

Agora que você já aprendeu como fazer uma baliza perfeita, quer descobrir outras dicas sobre passeios pelos EUA, imigração e se manter informado sobre o mercado de carros? Acompanhe nossos perfis nas redes sociais para descobrir ainda mais coisas — estamos no Facebook, Twitter, Instagram e Snapchat!

One thought on “Como fazer uma baliza perfeita? Descubra!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s