As rodas de liga leve são objetos muito cobiçados por nós brasileiros, que somos apaixonados por carros. Elas estão no topo de nossa lista de desejo, perdendo apenas para um bom sistema de som.

Sendo assim, não importa em que país nós moramos, quando compramos um carro e pensamos em customizá-lo, uma das primeiras coisas é modificar as rodas. Principalmente se o automóvel só possui versão de fábrica com rodas de aço.

Mas você conhece a diferença entre rodas de aço e rodas de liga leve? Fique atento a este post e saiba mais sobre esses dois modelos de rodas e sobre o que cada um tem a oferecer.

O que são as rodas de aço?

As rodas de aço são as mais comuns no mercado. Quando os veículos possuem versões de entrada que custam mais barato, geralmente são equipados com esse tipo de rodas.

Se comparadas com as rodas de liga leve, as rodas de aço tendem a ser mais pesadas e, devido ao material de sua fabricação, são menos maleáveis e mais difíceis de moldar. Por isso, elas acabam possuindo design limitado. Quem possui carros com essas rodas e quer investir em beleza, costuma fazer uso de calotas sobre os aros.

O que são as rodas de liga leve?

Já as rodas de liga leve são feitas de uma liga que é composta por silício de ferro e por alumínio. Eles são usados para dar resistência e leveza à roda. Por isso, elas são mais leves que as rodas de aço. A composição da liga é tão maleável que é possível moldá-la em diversos formatos, fazendo com que o ramo de rodas de liga leve possa oferecer muitos modelos e tamanhos.

Quais são as vantagens e desvantagens de cada uma?

Resistência

Com relação à resistência, as duas rodas são semelhantes, desmistificando a história de que as rodas de liga leve são frágeis. Em relação a isso, as rodas de aço é que têm uma desvantagem: elas possuem óxido de carbono, um elemento que é facilmente oxidado e causa o enferrujando das rodas.

Peso

Quanto ao peso, as rodas de liga leve são 20% mais leves que as rodas de aço. Esse alívio do peso, em longo prazo, é muito benéfico para alguns componentes dos carros, como os itens de suspensão e freios. Eles são menos forçados e, por isso, ganham mais sobrevida. Outra economia que pode vir da leveza das rodas é a de combustível — como o carro está mais leve, gastará um pouco menos gasolina.

Preço

As rodas de aço possuem custo muito inferior quando comparado com a roda de liga leve. Esse é um fator que pesa bastante contra o desejo de substituir as rodas de aço originais. A roda de liga leve tem preços bem superiores, por isso o proprietário deve analisar se é viável comprá-las.

Nesse quesito, uma vantagem das rodas de liga leve é que elas podem valorizar o veículo em até 10%, pois, é um objeto que agrega valor.

Estética

Quando se trata de design, as rodas de aço não oferecem muitas possibilidades. Como o seu material é difícil de trabalhar, existe pouca variedade de modelos e os que existem são muito semelhantes entre si. A estética dessas rodas fica por conta do mercado de calotas, que são objetos plásticos que podem ser colocados sobre as rodas para agregar beleza.

Já as rodas de liga leve, por serem feitas de material maleável, são fabricadas em diversos modelos e tamanhos. O mercado oferece opções que encantam os motoristas — essas rodas são mais bonitas que as rodas de aço e apresentam um brilho muito maior.

Manutenção

No quesito manutenção, o ponto positivo vai para as rodas de aço. Elas são mais fáceis de reparar caso venham a amassar. Se você bater em uma guia do meio-fio, por exemplo, é possível fazer o reparo de forma bem simples. Um profissional consegue recuperar o perfil original da roda batendo nela com uma marreta emborrachada.

As rodas de liga leve não oferecem possibilidade de reparo, pois, são muito difíceis de desamassar, podendo até trincar durante uma tentativa. Algumas lojas especializadas oferecem o serviço de reforma das rodas, mas é preciso avaliar as possibilidades. Se a roda estiver trincada, não é aconselhável repará-la com solda, porque a resistência e estrutura do componente já foram prejudicadas, então, usar rodas soldadas pode ser perigoso.

Qual das duas escolher?

Analisando as vantagens e desvantagens que apresentamos é possível ver qual se adéqua mais às suas necessidades e desejos. Além dos pontos anteriores, é importante pensar também no perfil de condução das pessoas que dirigem seu carro. Como as rodas de liga leve são mais difíceis de reparar, as rodas de aço podem ser a opção mais segura para motoristas que correm maior risco de raspar os pneus no meio-fio.

Outro ponto a analisar é se o seu carro é de frota ou se você o utiliza para trabalho pesado, como carregamento de cargas. Para veículos assim, não é aconselhável investir em rodas de liga leve, já que elas estariam sujeitas a danos mais facilmente.

Se você não tem essas limitações e é um amante de carros que sonha em dar aquele up no design, então pode valer muito a pena colocar rodas de liga leve. O carro ficará como você quer e estará mais bonito e valorizado.

Mas, atenção! Na hora de comprar as novas rodas é importante ter cuidado com alguns detalhes. As rodas escolhidas não podem exceder 3% do diâmetro das originais, contando com o pneu. Isso porque, acima desse valor, o carro consumirá mais combustível e haverá divergência na velocidade marcada no painel.

Depois de ler esse texto, você já sabe todos os prós e contras das rodas de aço e rodas de liga leve. Analise as diferenças e veja qual opção é melhor para você. E, se decidir trocar as rodas originais do carro, não se esqueça de ir a um local confiável e tomar todos os cuidados necessários.

Quer entender tudo sobre carros? Siga nossos perfis nas redes sociais e receba as informações que publicamos.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s