Desde o momento de comprar um automóvel, gasta-se um bom tempo pensando na melhor pintura. Qual cor, o tom, se é melhor usar alguma estampa, etc. Depois de todo esse investimento financeiro e emocional, é bem irritante ver amassados, riscos e manchas na sua lataria. Felizmente, tudo isso pode ser evitado se você tomar algumas atitudes para conservar a pintura do carro.

Antes que você pergunte: sim, algumas dessas atitudes vão exigir um pouco mais de investimento da sua parte. Tanto do seu tempo quanto do seu bolso. Mas, convenhamos, depois de pagar por uma pintura perfeita, nada disso deve ser tão pesado, não é? É melhor manter seu carro em bom estado do que ter um automóvel desvalorizado.

Então, se você quer mesmo descobrir como conservar a pintura do carro, veja aqui 8 ótimas dicas que você pode seguir:

1. Lave da forma certa

Se você não tem o hábito de lavar o seu carro, é mais que hora de mudar isso. Mas, se já o faz com frequência e ainda tem muitos problemas com a pintura, talvez você não esteja executando da forma certa. Isso vale também para quem usa o lava-jato. Então, é melhor escolher o método com cuidado.

Primeiro, você não deve usar material abrasivo para fazer a limpeza. Se a bucha estiver gasta, você, com certeza, vai começar a raspar a tinta da lataria. Além disso, os produtos usados fazem muita diferença. Utilize apenas aqueles mais adequados ao tipo de pintura, ou pode esperar algumas manchas logo.

2. Use cera de boa qualidade

Encerar o carro depois da lavagem não é um hábito de todos os motoristas. Mas, para quem quer manter a melhor aparência da pintura por mais tempo, é um investimento muito bom. Dito isso, comprar apenas a cera mais barata e achar que vai ficar tudo bem nem sempre é a melhor opção.

Investir em um produto mais resistente, que proteja contra o sol, umidade, acidez, entre outras coisas, vale mais a pena do que ficar com o “barato que sai caro”. Afinal, passar cera custa menos tempo e dinheiro do que fazer toda a pintura de novo.

3. Evite o banho de chuva

Este é um dos grandes pesadelos para quem quer conservar a pintura do carro. Depois de uma limpeza, os carros são bem secos para evitar que a água desgaste a tinta. Sendo assim, desnecessário dizer que a chuva pode estragar todo o seu trabalho em questão de minutos.

Além disso, você precisa entender um conceito bem simples: água da chuva não limpa! Pelo contrário, essa umidade tende a acumular poeira, criando uma crosta de sujeira na sua lataria. Ficar com preguiça para limpar o carro só porque pegou chuva é a receita certa pra perder todo seu investimento.

4. Cuidado com a sujeira dos pássaros

Algo que a maioria dos motoristas odeia é ter que limpar sujeira de pássaro. Para piorar isso, se ela não for limpa em pouco tempo, pode desgastar bastante a sua pintura, já que esses dejetos são bem corrosivos. É melhor cuidar do problema agora do que esperar que ele piore.

Felizmente, a solução é simples: evite os pássaros. Se você tem a opção de deixar seu carro em local coberto, sem acesso a pássaros, faça isso! Assim, você terá poupado muito trabalho algumas horas depois.

5. Não use capas por tempo prolongado

Todos pensam que colocar uma capa ajuda a conservar a pintura do carro. Bem, isso é verdade, mas só até certo ponto. Se o veículo vai ficar parado por muito tempo, como semanas ou meses, então sim. Mas se você usa o carro todo dia, o tiro sai pela culatra.

Primeiro, tirar e colocar a capa todos os dias já arranha seu carro pouco a pouco, a menos que a capa seja feita de alguma seda muito cara. Além disso, o tempo que se passa protegendo o veículo não é suficiente para justificar o risco. Melhor guardar essa lona para outro momento.

6. Dirija com o devido cuidado

Esse é um conselho geral para a vida, mas também ajuda a manter seu carro bonito por mais tempo. Muita gente sai dirigindo ou faz a baliza sem olhar por onde passar, entrando em ruas muito tortas e esbarrando em árvores, pedras e outros carros no caminho.

Seja no dia a dia para o trabalho ou durante uma viagem longa, se o risco de acidentes não é suficiente para tomar mais cuidado, saiba que isso pode estragar completamente a lataria do carro e a pintura que você trabalhou tanto para escolher. Dirigir um pouco mais devagar é tudo que você precisa fazer para evitar isso.

7. Tente evitar o calor e frio extremos

Algo que dificulta um bocado seu trabalho em conservar a pintura do carro é o calor ou frio muito fortes. Durante um verão intenso, é comum que a tinta se desgaste bem mais rápido, tornando mais difícil limpar. Durante o inverno, ela enrijece e pode até rachar se não for do tipo certo.

Pelos menos na hora de estacionar, o melhor é evitar ficar em locais expostos, preferindo os estacionamentos cobertos. Se você seguir nosso conselho sobre a cera, também pode escolher algo que bloqueie a radiação solar.

8. Arrume os riscos e amassados rapidamente

É bem fácil começar a postergar qualquer manutenção do carro até que o problema se torne grande demais para resolver de forma barata e rápida. Isso vale para o motor, pneus e também para tinta. Se você amassou a lataria ou riscou a pintura, vá arrumar tudo assim que possível ou em cada revisão de rotina, pelo menos.

Quanto mais você espera, mas a lataria tende a se desgastar por causa da ferrugem. Dependendo da demora, pode chegar ao ponto em que ela se torne completamente irrecuperável. Isso não só prejudica seu carro esteticamente, como também diminui de maneira considerável o valor de revenda do veículo para o futuro.

Agora que você tem essas dicas, já pode conservar a pintura do carro da forma correta e evitar custos desnecessários. Quer tirar mais alguma dúvida antes de começar? Deseja contar como faz para deixar sua pintura sempre em dia? Então, deixe um comentário!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s