Ter alguns cuidados com o carro pode aumentar a sua vida útil e evitar gastos desnecessários, além de contribuir para o ganho de elogios e usufruir plenamente de todos os benefícios que ele pode oferecer.

No entanto, a correria do dia a dia de muitos motoristas associado ao desconhecimento desses cuidados com o carro, tornam-se os principais fatores que levam a depreciação do automóvel, visto que a manutenção é de extrema importância para a segurança de todos.

Mas ao contrário do que se pensa, é possível manter uma rotina periódica de checagem veicular. Por isso, neste artigo selecionamos as 7 melhores práticas para que você possa conservar o seu automóvel em bom estado, por muito mais tempo. Continue lendo e confira!

1. Mantenha o carro limpo e higienizado

Manter o carro limpo ajuda deixar a pintura bonita e viva por mais tempo. Porém, não basta se preocupar apenas com a aparência externa do automóvel, pois o lado de dentro também merece atenção quanto à higienização. Isso porque além da limpeza ser importante para deixar o veículo brilhante e conservá-lo, a higienização interna evita também a proliferação de microrganismos, que podem ser nocivos para a nossa saúde.

Por isso, além de lavar bem o veículo e realizar um polimento semestral, também é essencial tirar o pó de dentro com o auxílio de um aspirador para dificultar o acúmulo de poeira nos estofados e tapetes do carro.

De preferência lave o automóvel longe dos raios solares, pois deixá-lo cheio de gotas e molhado pode surgir manchas, principalmente se secar ao sol. O ideal é utilizar panos limpos, secos e macios para tirar o excesso de água e enxugar o veículo.

2. Utilize peças originais

Quando uma peça do carro precisa ser trocada, muitos motoristas acabam comprando as paralelas com preços mais atrativos, com o objetivo de economizar. No entanto, a utilização de peças não originais pode necessitar de mais atenção na manutenção veicular, além de trazer possíveis problemas mecânicos e gastos desnecessários em pouco tempo.

Por causa disso, vale a pena utilizar peças originais, que tendem a passar por rigorosos testes de qualidade e proteção, garantindo que o veículo obtenha um melhor desempenho, além de ser mais seguro para o motorista e seus passageiros.

3. Verifique a água e o óleo com frequência

Muitos motoristas passam muito tempo dirigindo o veículo sem verificar o nível do reservatório de água do radiador e o óleo do motor. Ambos os cuidados com o carro são fundamentais para o seu bom funcionamento, visto que o óleo é responsável pela lubrificação, refrigeração e limpeza do motor, e a água, por sua vez, refrigera todo esse sistema e evita o superaquecimento.

Desse modo, é importante verificar regularmente tanto o óleo quanto a água. No caso do óleo, geralmente o adesivo colado no para-brisa do carro indica o tipo de óleo e a data em que a troca deverá ser realizada.

Já para manter a temperatura ideal do automóvel, é preciso verificar semanalmente o reservatório de água do motor, pelo menos 10 minutos após desligar o veículo para não correr o risco de que o líquido espirre.

4. Efetue a calibragem correta dos pneus

Tanto um motorista que roda muito como aquele que roda pouco precisa efetuar semanalmente a calibragem dos quatro pneus, inclusive do estepe. Isso porque andar com a pressão dos pneus abaixo ou acima do indicado pode causar danos ao veículo, como aumentar significativamente o consumo de combustível e favorecer o superaquecimento dos pneus.

Essa condição pode levar desde gastos desnecessários causados pela redução da vida útil dos pneus até acidentes sérios. Para manter o bom desempenho do veículo e ainda economizar nos gastos, vale a pena verificar o manual do proprietário para saber a pressão de calibragem correta dos pneus e executar os ajustes necessários.  

5. Realize o alinhamento e o balanceamento

Se o carro tende a puxar mais para um lado e a direção vibra, principalmente em altas velocidades, são sinais de que é preciso fazer o alinhamento da direção e o balanceamento dos pneus.

A realização desses procedimentos é recomendada quando há a necessidade da troca de qualquer pneu ou a cada 10.000 quilômetros, pois, além de evitar os desgastes irregulares, esses cuidados garantem a segurança do motorista e dos demais passageiros.

6. Faça as revisões regularmente

As manutenções e revisões veiculares realizadas regularmente são essenciais para qualquer tipo de automóvel, seja usado, seminovo ou até mesmo zero-quilômetro. Verificar o nível do óleo, calibrar os pneus, checar a suspensão e a parte elétrica são alguns dos serviços que precisam ser realizados periodicamente, para evitar gastos excessivos com problemas imprevistos, além de prolongar a vida útil do automóvel.

O ideal é verificar o manual do veículo para saber quais os principais itens que precisam das revisões regularmente, e efetuar esses reparos em estabelecimentos qualificados com o mecânico de sua confiança.

7. Evite descansar o pé na embreagem

Muitos motoristas enquanto dirigem acabam desenvolvendo a mania de manter o pé na embreagem, sem imaginar que esse hábito pode custar caro. O sistema de embreagem funciona por fricção e ao descansar o pé enquanto dirige, o engate tende a permanecer desacoplado, ocasionando atrito, desgaste prematuro e a quebra da peça.

Por isso, quando parar em uma subida, o indicado é usar o freio de mão para ajudá-lo, e evitar o erro de manter o pé apoiado na embreagem.

Ter um automóvel impecável e que receba muitos elogios é o desejo de todo motorista. Para isso, é preciso ter diversos cuidados com o carro a fim de aumentar a sua vida útil. Com essas dicas simples e importantes, é possível evitar danos e gastos com problemas que podem ser facilmente evitáveis. Dessa forma, além de conservar o veículo por mais tempo, você ainda garante a sua segurança e a de toda a família nas viagens.

Gostou das nossas dicas sobre os principais cuidados com o carro? Que tal dividir com seus amigos essas informações e ajudá-los a se informarem também? Então, compartilhe este artigo em suas redes sociais!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s