A sensação de experimentar algo completamente novo é muito boa e ter um carro no lançamento, sem dúvida, traz uma série de vantagens. No entanto, é preciso ponderar essa situação porque existem desvantagens, e o perfil e as condições do proprietário devem ser analisados na hora da compra de um veículo nessas condições.

Para você tomar a melhor decisão, descubra agora, em detalhes, os prós e contras de comprar um carro no lançamento e faça a sua escolha muito mais consciente e sem arrependimentos!

Prós de comprar um carro no lançamento

Ter um carro recém-lançado, independentemente do modelo, envolve ter contato com algo com exclusividade, testar o que há de mais novo em tecnologia e, ao mesmo tempo, poder vivenciar, na prática, o que montadoras estudaram e analisaram — às vezes, por anos  para implementação em um veículo.

Como todo lançamento ainda tem um peso grande, justamente por envolver apostas das empresas para o mercado, quem pode dirigir algo assim está diretamente participando de um período único e, sem dúvidas, adquire muita história para contar. Veja, em detalhes, agora, as vantagens de ter um carro no lançamento.

Direção de um carro pouco comum

Quem é apaixonado por veículos vai entender bem a possibilidade de dirigir algo que ainda pouco se vê nas ruas e estradas e é lançamento.

Nessa situação, acaba sendo natural atrair olhares de outros apaixonados pelo mercado automotivo. E até quem não está tão ligado no assunto, ainda assim, fica curioso, afinal, o que é muito novo costuma sempre chamar mais a atenção.

Tecnologia de ponta

Como em todo lançamento, há novidades sendo apresentadas  algumas vezes, mais, e em outras, menos — e quem tem o modelo “saído do forno” vai avaliar o que há de mais moderno no mercado.

Isso ainda pode representar mais comodidade, segurança e conforto, dependendo do pacote de lançamentos.

Experiência quase exclusiva

A exclusividade é uma condição sem igual para um carro no lançamento. Como citado acima, nessas condições, o motorista e os passageiros têm a chance de usufruir de mais conforto e de ainda poder utilizar recursos que, em outros modelos, ainda não existem ou que se tornaram ultrapassados.

Lógico que nem sempre é regra, mas o que é novo em itens de segurança, motorização, conforto e tecnologia dentro de um veículo pode significar um bom diferencial.

Garantia

As montadoras costumam oferecer um bom pacote de garantia para o carro no lançamento, afinal, isso é um bom atrativo para a compra. A partir dos tradicionais 12 meses, esse prazo pode estender-se bem mais. Além disso, é interessante para a empresa fazer com que o modelo caia no gosto do público, então, há quase sempre um bom atendimento no pós-venda.

Contras de comprar um carro no lançamento

Como em tudo na vida, há também dois pesos e duas medidas para comprar um carro no lançamento. O que é super novo no mercado não passou por certos testes da rua, por isso, não será uma completa surpresa se algum modelo exigir reparo ou correção de defeitos, que podem surgir em menor ou maior escala.

Para se ter algo exclusivo, também é necessário desembolsar mais dinheiro. Além disso, a aceitação, no geral, ainda está pendente de acontecer, logo, pode ser que a desvalorização seja maior na hora da revenda. Entenda agora mais detalhes.

O preço é maior

O sobrepreço está associado a um lançamento porque ele carrega exclusividade, novas tecnologias e ainda toda uma expectativa de montadora e consumidores. Ter acesso primeiro vai custar mais.

Se a aceitação do modelo vai bem, é possível que o valor de venda do 0 km até aumente com o tempo  avalia-se o período de um ano para que um lançamento deixe de ser uma completa novidade.

Do contrário, mesmo que o carro seja bom, ao não cair nas “graças” do público consumidor, o valor tende a sofrer um reajuste para baixo. Quem pagou pelo lançamento, assim, terá gastado mais dinheiro. Esse fator é algo que deve ser levado em consideração.

A revenda nem sempre é boa

A desvalorização do lançamento, logo após sair da concessionária, costuma ser maior do que em outros modelos. Até porque o preço pago já costuma ser alto, contudo, pelas regras do mercado, o que ainda não está comum a todos pode ter uma procura menor e isso representa um valor mais baixo na revenda.

O lançamento pode não ter um preço promocional

O lançamento não costuma ter preço de promoção para atrair mais vendas. Por ser uma novidade, isso já carrega um atrativo para muitas pessoas. Muitas vezes, o que compensa esse fator é uma garantia estendida.

A fase de testes e carências ainda está em vigência

Um modelo que tem menos de um ano no mercado pode ser considerado ainda em fase de testes na rua. O comportamento de diferentes peças pode não ser o ideal e, nesse período, há o risco da necessidade de substituições ou de uma manutenção para otimizar o funcionamento do veículo. Quando isso acontece, o proprietário não tem custo pela reposição, mas pode ficar esperando pelo serviço.

Além disso, a linha de produção de peças para reposição ainda não está estabilizada e é muito comum haver falta de itens que são exclusivos.

Se o lançamento não chega a ser um preferido do público, as peças de reposição tendem a ficar mais difíceis de serem encontradas. Ademais, medir um sucesso de público é difícil  só o tempo mesmo para confirmar.

Dentro desse critério, partes da lataria, por exemplo, ou peças exclusivas utilizadas em modelos de lançamento que não vingaram, são até chamadas de “moscas brancas”, que é um termo utilizado para identificar algo que é difícil de ser encontrado.

Como em qualquer compra de um veículo, há sempre o peso do racional e do emocional em jogo. Agora que você observou, de forma detalhada, as vantagens e desvantagens para comprar um carro no lançamento, na hora da escolha, veja se a sua condição permite que seja possível atender suas necessidades e desejos.

Faça a melhor opção para você de forma consciente, assim, não haverá arrependimento e será possível aproveitar muito mais. Gostou do nosso conteúdo? Ele foi útil para você? Então compartilhe-o nas suas redes sociais! Vamos lá!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s